sábado, 19 de junho de 2010

PROJETO FESTA JUNINA










“Atingir os ideais é missão para as pessoas que, bem mais do que apenas sonhar, luta incansavelmente e acreditam na proeza dos resultados”.
“Autor Desconhecido”


“Projeto: Arraia da Alegria!!!”
Período: 16 à 30/06/2008
Duração: três semanas
Clientela: 06 meses à 04 anos e 11 meses

JUSTIFICATIVA

As festas juninas fazem parte de nosso folclore, festejamos com fogueiras, danças típicas, guloseima. Elas são os pontos referenciais, do folclore nacional, a qual resgata músicas típicas brasileira, proporcionando alegria descontração em suas comemorações, promovendo a socialização e a interação da comunidade escolar, resgatando a nossa cultura criando na criança o desejo de participação e envolvimento nas atividades escolar.
Este projeto tem o intuito de promover às crianças as características das festas juninas resgatando o passado e trazendo para nossos cotidianos.

OBJETIVOS:
GERAL

Conscientizar as crianças a compreender que as festas juninas é um conjunto de tradições folclóricas e religiosas muito divertidas, resgatando a origem das raças e conhecendo seus hábitos e costumes.

ESPECÍFICOS

Resgatar nossa cultura;
Valorizar o folclore brasileiro;
Conscientizar e criar na criança o respeito pelas festas juninas;
Evidenciar as diversidades religiosas;
Comparar os costumes juninos no nosso Município;
Reproduzir o lúdico em sua mente;
Despertar o interesse pela poesia;
Incentivar a culinária pelas festas juninas;
Desenvolver o raciocínio lógico;
Identificar objetos e comidas típicas da festa juninas;
Desenvolver a musica e a dança ritmicamente;
Despertar o sentimento de cooperação nos trabalhos realizados referente ao tema;
Conhecer as letras do alfabeto nas palavras relacionadas às festas juninas;
Desenvolver à coordenação motora, a percepção visual e auditiva, expressão corporal;
Conscientizar que as festas juninas, resgatam a cultura do campo;
Aperfeiçoar a coordenação motora, fina e grossa a percepção auditiva e visual da criança;

CONTEÚDO

Conversas informais sobre o tema;
Numerais dois;
Cores primárias;
Hora da história;
Ornamentação da sala;
Coordenação motora;
Atividade de português e matemático;
Expressão oral;
Letras do alfabeto;
Pinturas;
Brincadeiras dirigidas;
Artes em EVA;
Músicas Juninas;
Parlendas e Adivinhações;
Recorte e colagem;
Trabalhos manuais com massinha;
Manuseio de materiais impressos;
Gravuras;

METODOLOGIA

Ensaiar todos os dias a quadrilha;
Receber as crianças carinhosamente em sala com música, brincadeiras e novidades etc.;
Apresentar aos alunos o numeral dois relacionando numeral a quantidade , em seguida eles farão uma viagem em cima do numeral dois.;
Falarei sobre o projeto da festa junina, explorando este conteúdo e suas características;
Trabalhar o vestuário, alimentos e a cultura etc.;
Trabalhar atividades relacionadas ao projeto;
Cantar musicas alusivas ao tema em pauta;
Escrever no quadro palavras relacionadas ao tema e fazer a leitura com o nome das crianças;
Trabalhar as cores primárias;
Promover brincadeiras livres e dirigidas;
Trabalhar a coordenação através dos blocos lógicos;

CULMINÂNCIA

Ao término deste projeto será realizada uma festa com barracas e comidas típicas, apresentações alusivas ao tema à dança de uma bela quadrilha com a participação dos pais e da comunidade escolar.

AVALIAÇÃO

Será realizada através da participação das crianças no desenvolvimento das atividades, podendo ser coletiva ou individual de acordo ao critério de cada professor.

RECURSOS DIDÁTICOS

CD;
Vídeo;
Cola;
Massa de modelar;
Tinta guache;
Lápis de cor;
Filmes;
Papeis variados;
Grão de milho;
Palitos de fósforo;
Giz de cera;
Retalho de pano;
Caixa de som;
Microfone;
Palha de coqueiro;
Madeira;
Aparelho de som;
Televisão;
Cordão;
Cartolina;
Papel crepom;
TNT;
Tesoura;
Pirulito;
Revistas e jornais;
Bandeirola;
Livros didáticos;
Fita crepe;
Pinceis;
Lápis de cor;
Materiais xerocopiados;

RECURSOS HUMANOS

Para a realização deste projeto contamos com a participação de toda equipe da Creche, dos pais, comunidade do bairro, da Prefeitura e da Secretaria de Educação.

BIBLIOGRAFIA

PINTO, Gerusa Rodrigues e LIMA, Regina Célia. V. O dia a dia do Professor, Vol. 06, Editora FAPI.

MENDONÇA, Valdirene Dias, VAZ, Carmem Lúcia Ferreira, In Dente de Leite, Uberlândia – MG, Editora Gráfica Claranto LTDA, 5ª edição. Março 2005.

“As histórias sempre fascinaram o ser humano. Nas palavras ditas e escritas de um bom narrador os episódios adquirem vida. Somos então transformados para o mundo real.”

PROJETO TODOS CONTRA A DENGUE












“Atingir os ideais é missão para as pessoas que, bem mais do que apenas sonhar, luta incansavelmente e acreditam na proeza dos resultados”.
“Autor Desconhecido”


Projeto: “Dengue esta se combate todo dia”
Período: Fevereiro 2008
Duração: 18/02 á 07/02/08

JUSTIFICATIVA

Devido ao avanço da dengue, percebemos a necessidade de combater a proliferação do mosquito aedes egypti, para isso nossa equipe desenvolverá este projeto, para conscientização dos alunos e pais para se mobilizarem quanto aos riscos e perigos que corremos se todos nós não abraçarmos esta causa.

OBJETIVO GERAL

Salientamos que a dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti e que devemos tomar atitudes de responsabilidade em relação as necessidades de saúde coletivas, colaborando na sua ação cotidiana, tomando consciência de que é preciso envolver toda comunidade no combate a este mosquito.

OBJETIVOS INSTRUCIONAIS

• Compreender que a dengue e transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti;
• Conhecer as medidas que devemos tomar para evitar a dengue;
• Promover campanha de conscientização quanto a prevenção desta doença;
• Identificar as formas do contágio precaução, assim como os sinais sintomas e cuidados básicos para a cura;
• Desenvolver a oralidade através da música;
• Desenvolver a produção artística, através da reprodução de historinhas;
• Introduzir a primeira letra do seu nome;
• Estimular a coordenação motora com brincadeiras;
• Identificar os conceitos básicos de matemática através dos numeral “1”;
• Desenvolver a raciocínio lógico, a expressão oral, corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual.

CONTEÚDO

• Dengue;
• Numeral
• Coordenação motora;
• A letra inicial do nome dos alunos;
• Pinturas;
• Expressão corporal;
• Músicas;
• Recorte e colagem;
• Confecções de cartazes;
• Brincadeiras dirigidas;
• Montagem de histórias;
• Cores primárias.

METODOLOGIA

• Acolher as crianças carinhosamente com cumprimentos;
• Hora da novidade;
• Contar historinha com fantoches trabalhando os meios de evitar a dengue;
• Através de conversa informal se repassado as crianças o que é a dengue e quais as conseqüências ela pode causar;
• Será promovido brincadeiras para estimular a prevenção da dengue no dia-a-dia;
• Reprodução da historinha “Super Sarados” com desenhos.
• Cantar a música “Melo do mosquito da dengue”;
• Trabalhar e divulgar através de folhetos, cartazes e livros que falam deste tema;
• Visitar a agência de endemias e será ministrada uma palestra pelo senhor Deuselio, além de conhecer o local onde estuda sobre o mosquito da dengue.
• Com o dedinho mágico fazer coordenação do numeral “1”.
• Relacionar objetos com o numeral “1”;
• Assistir DUS;
• Atividade extra-classe, passeio com as crianças nas redondezas da creche fazendo a campanha do combate do mosquito Aedes Aegypti, recolhendo objetos que possa promover a proliferação do mesmo.
• Passeio pelas ruas da cidade no trenzinho estimulando a socialização e diversão de todos;

CULMINÂNCIA

Ser proferida uma palestra no salão pela equipe de Endemias ministrada pelo senhor Deuselio com a participação dos alunos, professores, pais e toda equipe da creche, oportunidade onde foram entregue panfletos e livros alusivos ao tema.

AVALIAÇÃO

Durante a realização do projeto serão observados se os objetivos foram alcançados, se os alunos conseguiram assimilarem o conteúdo ministrado através da participação no desenvolvimento das atividades.

RECURSOS HUMANOS

Para a realização deste projeto contamos com a participação de toda equipe da creche, alunos, pais, funcionários da Agencia de Endemias, comunidade do bairro.

RECURSOS DIDÁTICOS

• Panfletos
• Decalco
• Folhetos explicativos
• Livro sobre a Dengue
• Fita crepe
• Tinta guache
• Papel pautado
• Palitos de picolé
• DVD
• Areia
• Sacos para lixo
• Cola
• Giz
• Pincel
• Brinquedos pedagógicos
• Alfabetos
• Livros de historinhas
• Revistas

REFERÊNCIAS

MENDONÇA, Valdirene Dias. VAZ, Carmem Lúcia Ferreira. In Dente de leite – Uberlândia-MG. Editora Gráfica, Claranto LTDA. 1ª ed. Março 2004.

RADISPEL, Maria. Alfabetização sem segredo. Eventos Escolares. Contagem MG. Editora IEMAR, 2001.

“Educar é ser um artesão da personalidade, um poeta da inteligência, um semeador de idéias”. (Augusto Cury)








PROJETO ALIMENTAÇÃO









“Atingir os ideais é missão para as pessoas que, bem mais do que apenas sonhar, luta incansavelmente e acreditam na proeza dos resultados”.
“Autor Desconhecido”

Projeto: “Alimentos fonte da vida, direito de todos!”.
Período: Março 2008
Duração: 24 á 28/03/2010

JUSTIFICATIVA


É preciso ser criado na criança o habito correto de alimentação por isso iremos desenvolver este projeto para que as crianças reconheçam o grande valor que os alimentos têm para nossa saúde, e aprendam a comer todos os alimentos para suprir a carência de nosso organismo.

OBJETIVO GERAL

Levar o aluno a entender a importância dos hábitos alimentares, o valor que os alimentos têm para a nossa saúde, conscientizando-os para uma alimentação saudável e natural.

OBJETIVO ESPECÍFICO

· Desenvolver o conceito de alimentação saudável;
· Identificar os diferentes tipos de alimentos;
· Desenvolver a apreciação dos variados tipos de alimentos;
· Conscientizar as crianças sobre a importância de uma boa alimentação;
· Explorar as cores através dos alimentos;
· Incentivar a criança a se alimentar de forma correta;
· Exploração das letras e dos números, através das frutas;
.Desenvolver o raciocínio lógico a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva, visual;
· Identificar os conceitos básicos de matemática através do numeral 1 e a vogal “A” através das frutas;
· Desenvolver o conceito de quantidade, cores e formas;

CONTEÚDO

Alimentação
Cores primarias
Pintura
Modelagem
Numeral 1
Letras do alfabeto


Musicas
Poema
Coordenação motora
Filme


Brincadeiras

METODOLOGIA

Cumprimentar os alunos desejando boas-vindas, com novidade e músicas;
Conversa informal sobre a importância de uma boa alimentação;


Cantar músicas;
Escrever o nome dos alimentos no quadro de giz trabalhando os números de letras e identificando as mesmas nas palavra


Hora da história;
Brincadeira desenvolvendo a coordenação motora;
Trabalhar a coordenação motora do numeral “1” usando o dedo mágico;
Trabalhar as cores dos alimentos, através de atividades;
Demonstrar com gravuras os diferentes tipos de alimentos;
Trabalhar tarefinha, pintura, colagem com gravuras de alimentos;
Assistir filme;
Pintura com tinta guache ou cola colorida às frutas e verduras;

CULMINÂNCIA

Será realizada uma festinha no salão da creche com apresentações e brincadeiras, preparamos uma mesa com frutas verduras, cereais e várias quitandas que foi servida para todos os participantes deste evento.

AVALIAÇÃO

Serão avaliados os objetivos propostos, uma vez compreendendo o que é uma alimentação saudável e quais os cuidados de higiene devemos ter, a partir daí cada professor avaliará conforme a ministração do conteúdo tanto pode ser individual ou coletivamente de acordo com o critério do professor.

RECURSOS HUMANOS

Contamos com a participação de toda equipe da creche, pais, comunidade do bairro, alunos, secretaria municipal de Educação.

MATERIAL DE APOIO
Chamex
Televisão
Vídeo
DVD
Filmes
TNT
Tinta guache
Papel Crepom
Cartazes
Bolas
Frutos
Verduras
Cereais
Cartolinas


Cordão
Aparelho de som
Brinquedo


Massa de modelar


Gravuras de alimentos
Cola
Livros e revistas

REFERÊNCIAS

MENDONÇA, Valdirene Dias. VAZ, Carmem Lúcia Ferreira. In Dente de leite – Uberlândia-MG. Editora Gráfica Claranto LTDA. 5ª ed. Março, 2005.

PINTO, Gerusa Rodrigues; LIMA, Célia Vilhaça. In O dia-a-dia do professor. Editora FAPI Industria Gráfica LTDA. Vol. 05.

RADISPEL, Maria. Alfabetização sem segredo. Eventos Escolares, Contagem - MG. Editora IEMAR, 2001.

Internet:
http://www.google.com.br/
http://www.cade.com.br/
http://www.novaescola.com.br/

quarta-feira, 16 de junho de 2010

PROJETO MINHA ESCOLAR















Projeto: “Adaptação ao ambiente”
Período: Janeiro de 2010
Duração: 24/01 a 04/02

JUSTIFICATIVA

A criança precisa se adaptar à creche, onde permanecerá durante todo o dia, uma vez, que é preciso relacionar-se bem com o ambiente e com as pessoas que trabalham facilitando assim sua convivência e socializando.

OBJETIVO GERAL

Propiciar as crianças o conhecimento do meio escolar, suas repartições, funcionamento, profissionais que trabalham na mesma, desenvolvendo atividades que estimulem e dêem condições para que os alunos desenvolvam suas atividades.

OBJETIVO ESPECÍFICO

-Socializar com o corpo docente e discente;
-Conhecer as repartições da escola e suas funções;
-Valorizar a creche;
-Conscientizar as crianças sobre a importância de estudar nos dias atuais;
-Desenvolver o raciocínio lógico, a expressão oral e corporal, coordenação motora, percepção auditiva e visual;
-Desenvolver a criatividade e imaginação através da comemoração do carnaval;
-Trabalhar a importância das palavras mágicas: por favor, obrigado, desculpe e com licença.

CONTEÚDO

Minha escola
Semelhança, igual e diferente;
Esquema corporal;
Percepção (auditiva e visual);
Coordenação motora e tátil;
Palavrinhas mágicas: por favor; com licença; obrigado, desculpe.
Modelagem;
Brincadeiras dirigidas.

METODOLOGIA

Acolhida com abraços e boas vindas;
Oração.
Música.
Troca de roupas e hora da novidade.
Visitaremos as dependências da creche, apresentando as dependências da creche apresentando os profissionais e suas funções, os colegas das outras salas.
Falaremos a importância de estudar nos dias atuais.
Faremos um passeio ao redor da creche, identificando a localização e os órgãos públicos, residenciais próximos, a cor e principalmente o nome da mesma.
Através de objetos, existentes em nossa sala, exemplo: números, alfabeto, cores, alunos, professora, trabalharemos semelhança, igual e diferente.
Com músicas, danças e brincadeiras trabalharemos esquema corporal, percepção e coordenação motora.
Conversa informal sobre as palavras mágicas.
Contaremos histórias.
Assistiremos vídeo.
Modelagem com massinha.

RECURSOS HUMANOS

Envolveremos toda equipe da creche, visinhos, pais, as crianças, bem como as dependências da mesma.

RECURSOS DIDÁTICOS

Aparelho de som
Corda
Cartolina
Bola
Massinha
Papel crepom
Tinta guache
TV e DVD
Figuras
Brinquedos
Livros e revistas
Lápis de cor

CULMINÂNCIA

O termino do projeto no salão da creche com todos os alunos e funcionários com marchinha de carnaval, brincadeiras, muita animação, onde os mesmos estarão fantasiados de acordo com o bloco.

AVALIAÇÃO

Será avaliado o desempenho das crianças, quanto a participação nas atividades propostas; diante do projeto apresentado, se os objetivos foram alcançado, se os alunos assimilaram o conteúdo e a proposta do mesmo.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICA

PINTO, Gerusa Rodrigues. O dia-a-dia do professor. Editora FAPI-Indústria Gráfica LTDA.VOL. 05.

RAMOS, Maria Morais. Crescer sabendo ser. Editora FAPI, LTDA. Abril 2002, 1ª Ed.vol. 1.

RADISPEL, Maria. Alfabetização sem segredo. Coleção Pirulito maternal, 1ª Edição, 2002.

PROJETO CARNAVAL










Projeto: “Carnalegria”
Período: 12/02/08 à 19/02/2010
Duração: 01 semana
Clientela: 06 meses a 04 anos e 11 meses

JUSTIFICATIVA

A escola precisa resgatar a cultura, enfocar o carnaval brasileiro como a maior festa folclórica do mundo, relembrando sua história e suas características e porque chegou ao Brasil.

OBJETIVO GERAL

Reconhecer o carnaval como a maior festa folclórica do mundo conhecendo sua história e suas característica.

OBJETIVO INSTRUCIONAIS

Coletar dados sobre o carnaval;
Conscientizar os alunos que são preciso não confundir diversão com confusão;
Valorizar o carnaval como festa folclórica;
Identificar gravuras carnavalescas;
Promover a socialização;
Reconhecer os diferentes tipos de fantasias;
Distinguir o carnaval e suas características;
Identificar os pontos positivos e negativos da festa carnavalesca;
Desenvolver o raciocínio lógico a expressão corporal e oral a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança;

DESENVOLVIMENTO

Conversa informal sobre o tema;
Confecção de mascara;
Explorar a letra do nome;
História com fantoches;
Músicas e danças com CD;
Pinturas livres e dirigidas;
Maior e menor;
Recorte e colagem;
Trabalhos com massinha de modelar;
Ornamentação da sala;
Coordenação motora;
Expressão corporal ritimada;
Confecção de fantasia e adereço;
Conhecendo as formas de tamanho;
Promover brincadeiras dirigidas;
Linguagem oral;
Desenhos livres;
Organizar blocos de acordo com a fantasia;

CULMINÂNCIA

Realizamos um momento festivo com desfiles dos blocos, brincadeiras, danças e muita descontração.

AVALIAÇÃO

Será continua e através de observações, quanto na aprendizagem, disciplina individual e coletiva na ministração das atividades.

MATERIAL DE APOIO

Gravuras;
Tesouras;
Cartolinas;
TNT;
Livros Infantis;
Brinquedos;
Aparelho de som;
Microfone;
Caixa acústica;
Máquina fotográfica;
Vídeo;
Filme;
Massa de modelar;
Tinta guache;
Fita crepe;
Cola;
Gliter colorido;
Cola colorida;
Papel crepom;

RECURSO HUMANO

Contamos com a participação de toda equipe da creche, dos pais e da comunidade do bairro.

BIBLIOGRAFIA

MENDONÇA, Valdirene Dias, VAZ, Carmem Lúcia Ferreira, In Dente de Leite, Uberlândia – MG, Editora Gráfica Claranto Ltda. 5ª edição Março 2005.
RADISPEL, Maria, alfabetização Sem Segredo – Evento Escolares.


“O sol de cada criança brilha a cada sorriso que no rosto triste desperta uma alegria.”

PROJETO CIRCO









  • Projeto: “Circo travessura”
    Período: março de 2008
    Duração: 03 a 07 de março de 2010
    Clientela: 06 meses a 04 anos e 11 meses

    JUSTIFICATIVA

    Através deste projeto estaremos regatando nossa história e conhecendo um pouco mais de nossas raízes, incentivando nossas crianças a respeitar e valorizar os índios, sua cultura e suas tradições. Apresentando situações do cotidiano para melhorar o convívio social, estimular a auto confiança formar crianças consciente identificando suas limitações pelos seus profissionais como uma forma lúdica de trazer alegria para a criançada.

    OBJETIVO GERAL

    Resgatar nas crianças a história do circo, valorizando os profissionais que trabalham mesmo, a importância dos animais que moram no circo, além de transmitir a magia e a alegria de forma lúdica.

    OBJETIVO INSTRUCIONAL

    Ampliar os conhecimentos sobre o tema;
    Fixação da cor vermelha;
    Introduzir a primeira letra do nome das crianças;
    Promover brincadeiras diversificadas caracterizando as crianças;
    Identificar os profissionais do circo;
    Valorizar os profissionais do circo;
    Identificar o circo como arte e resgatá-la;
    Promover brincadeiras diversificadas e caracterizar as crianças de personagem de circo;
    Identificar o trabalho realizado no circo como arte;
    Refletir sobre o desrespeito aos animais preso;
    Desenvolver a coordenação motora de acordo com as atividades;
    Desenvolver o raciocínio lógico, a expressão oral e corporal, a percepção auditiva e visual da criança;

    CONTEÚDO

    O circo;
    Primeira letra do nome;
    Coordenação motora;
    Core vermelha;
    Expressão corporal;
    Brincadeiras diversificadas;
    Introdução dos numerais;
    Pintura;
    Música;
    Assistir filmes;
    Recortes e colagens;
    Hora da história;

    METODOLOGIA
  • Receber as crianças carinhosamente com musica;
  • Conversa formal e informal sobre o tema sobre os profissionais do circo e os animais;
  • Trabalhar a primeira letra do nome das crianças com pintura usando tinta guache vermelha e colagem de papel picado;
  • Atividade de coordenação motora andar em cima de corda, fazendo uma viagem em curva aberta;
  • Propor atividades que envolvam esquema corporal;
  • Escreveras palavras: CIRCO, PALHAÇO no quadro, trabalhando leitura das letras e das palavras;
  • Recorte e colagem dos personagens;
  • Trabalhar à artes usando sucatas;
  • Confecção de máscara e roupas;
  • Brincadeiras dirigidas;
  • Atividades xerocopiadas trabalhando as cores;
  • Contar histórias exploração de gravuras;
  • Pular cordas;
  • Promover diálogo sobre o circo;
  • Assistir filme de trabalho realizado pelo circo, enfocando;
  • Explorar os temas; dentro, fora, esquerda, direita, perto, longe, em cima;
  • Desfile do palhaço do circo;
  • Pintura com lápis de cor;
  • Ensaio para apresentação;
  • Assistir filme o Circo chegou;
  • Conversa educativa sobre comportamento;
  • Pintura a dedo;
  • Exploração de objeto do circo;

    CULMINÂNCIA

    Foi realizado um momento festivo no salão das creche, promovemos brincadeiras diversificadas, animada pelo palhaço picolé, distribuímos pirulitos, pipocas e entregas uma lembrancinha para cada crianças.

    AVALIAÇÃO

    Ser contínua, através da participação interesse na ministração dos conteúdos, observação do comportamento e participação tanto individual quanto coletivo.

    MATERIAL DE APOIO
  • Tinta guache;
  • Cartolina;
  • TNT;
  • Milho de pipoca;
  • Balões;
  • Massa de modelar;
  • Papel cartão;
  • Máquina fotográfica;
  • Filme;
  • Televisão;
  • Vídeo;
  • Fita cassete;
  • Saco de chão limpo;
  • Livros;
  • Papel crepom;
  • Fantasia;
  • CD;
  • Giz de cera;
  • Fita crepe;
  • Cola;
  • Revistas e jornais;
  • Gravuras;
  • Camurças;
  • EVA;

    RECURSOS HUMANOS

    Todos os alunos, professores, servidores gerais, e administrativos, os pais e comunidade local, profissionais do circo e motorista;

    BIBLIOGRAFIA

    RADESPIEL, Maria, Alfabetização Sem Segredo.Eventos Escolares. 1º Semestre – Contagem – MG, Editora IEMAR, 2001.
    RAMOS, Vânia Moraes – 1956 Crescendo Sabendo Ser, Maternal – Belo Horizonte – MG Editora FAPI, 2002. vol. 0

Não saia de vossa boca, nenhuma palavra torpe; e sim unicamente a que for para a edificação conforme a necessidade e, assim transmita graças aos que ouve.

sábado, 12 de junho de 2010

PÁSCOA É VIDA NOVA!



Projeto: “Páscoa é vida nova!”.
Período: Março 2008 8
Duração: 03 á 07/03/0

Justificativa

Enfatizar nos alunos o verdadeiro sentido da páscoa, orientando-os a aplicar no seu dia-a-dia com a família, escolar e em toda a sua vida, resgatando os valores ma construção de um mundo melhor e mais humano.
Objetivos Instrucionais

· Compreender o verdadeiro sentido da páscoa;
· Conhecer os símbolos da Páscoa e seus significados;
· Diferenciar os sentidos da Páscoa;
· Desenvolver a imaginação criatividade;
· Despertar o gosto pela música;
· Desenvolver as coordenações motoras do número “1”;
· Introduzir o nome dos alunos;
· Desenvolver atividades e brincadeiras de expressão corporal;
· Desenvolver o raciocínio a atenção, a percepção auditiva e motora;
· Estimular a comemoração da Páscoa;
· Compreender o verdadeiro significado da páscoa mostrando que a páscoa e momento, motivo de reflexão e renovação pessoal independente de crença religiosa;

Conteúdo

· Páscoa
· Coordenação motora grosso-fina;
· Labirinto
· Atividades de matemática
· Músicas
· Numeral “1”
· Nome dos alunos
· Noções de posições
· Brincadeiras variadas
· Linguagem oral
· Artes
· Histórias contadas
· Valores

Metodologia

· Conversa informal sobre os símbolos da páscoa, escrevendo a palavra no quadro PASCOA, fazendo leitura das letras e contando cada uma.
· Através de fantoches do coelho será explicado o que é páscoa, quais as atitudes que devemos ter no dia-a-dia.
· Cantar música da páscoa, trabalhando os movimentos.
· Explicar os símbolos através de cartazes.
· Trabalhar o nome dos alunos a letra inicial.
· Realizar atividades de coordenação motora do numeral “1”;
· Brincadeiras envolvendo o esquema corporal, e imitando como os animais se locomovem;
· Confecções de mascaras;
· Assistir filme “sobre o tema”;
· Atividades xerocopiada indicando as posições em baixo e em cima;


Culminância

No termino do projeto realizamos uma festinha bem com a participação dos pais, ouve um momento de reflexão da palavra de Deus logo após apresentações feita pelos alunos, música com a Eugenia, para encerar foi servido um belo bolo com suco, entrega de lembrancinhas para cada participante.

Avaliação

Diante das atividades propostas neste projeto, será avaliado individual ou coletivo, conforme critério de cada professor, onde serão observados a participação e assimilação no decorrer das atividades propostas.

Recursos Humanos


No decorrer deste projeto contaremos com a participação de toda equipe da creche, pais, pastor Timoteo.

Recursos Didáticos

· TNT
· Aparelho de som
· DVD
· Televisão
· Cola
· Tesoura
· Giz de cera
· Brinquedos variados
· Livros
· Algodão
· Tinta Guache
· Chamex
· EVA
· Papel pardo
· Lembrancinha
· Papel Cartão
· Camurça
· Laminado
· Fita crepe



Referencias Bibliográficas


MENDONÇA, Valdirene Dias. VAZ, Carmem Lúcia Ferreira. In Dente de leite – Uberlândia-MG. Editora Gráfica, Claranto LTDA. 6ª ed. Fevereiro, 2006.

PINTO, Gerusa Rodrigues; LIMA, Célia Vilhaça. In O dia-a-dia do professor. Editora FAPI Indústria Gráfica LTDA. Vol. 05.

RADISPEL, Maria. Alfabetização sem segredo. Coleção Pirulito, Maternal, 1ª edição, 2002.



“Cada um que passa em nossa vida, leva um pouco de nós mesmos, e deixa um pouco de si mesmo. Há os que levam muito, e há os que deixam muito, mas não há os que, não deixam nada...”. (Saint Exupéry

terça-feira, 1 de junho de 2010

"QUEM CONTA UM CONTO AUMENTA UM PONTO..."

1. NOME DO PROJETO: “Quem conta um conto aumenta um ponto...”
2. EIXO TEMÁTICO: Pluralidade Cultural.
3. PROBLEMÁTICA:

De acordo com o diagnóstico realizado pelos professores, no 1º e 2º trimestres desse ano, a maioria dos alunos das turmas do CIN, CIR e CPA demonstraram dificuldades na leitura, interpretação e produção textual. Diagnóstico esse que possibilitou aos professores uma reflexão sobre o problema, levando-os à hipótese de que a razão das dificuldades de leitura e produção escrita estaria no pouco acesso dos alunos aos diversos gêneros textuais e em especial aos textos literários.

4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:

A definição do tema desse projeto para ser desenvolvido em nossa escola se apóia no conhecimento que temos de que o trabalho com a literatura infantil e infanto juvenil pode contribuir significativamente para o desenvolvimento cognitivo das crianças, ajudando a formar leitores.
Sendo assim, ao propor um trabalho com o gênero literário em sala de aula, apoiamo-nos também nas concepções de alguns estudiosos que afirmam que o trabalho com a Literatura Infantil pode certamente ajudar na valorização da criatividade, da independência e da emoção infantil, o chamado, pensamento crítico e segundo SILVEIRA (1997, p.149), "(…) e com ênfase à criança ativa, participante, não-conformista".
Logo, "(…) Faz-se necessário que o professor introduza na sua prática pedagógica a literatura de cunho formativo, que contribui para o crescimento e a identificação pessoal da criança, propiciando ao aluno a percepção de diferentes resoluções de problemas, despertando a criatividade, a autonomia e a criticidade, que são elementos necessários na formação da criança em nossa sociedade atual".
A Literatura Infantil, nas escolas, deve despertar o gosto pela leitura, pois "(…) a literatura pode proporcionar fruição, alegria e encanto quando trabalhada de forma significativa pelo aluno. Além disso, ela pode desenvolver a imaginação, os sentimentos, a emoção, a expressão e o movimento através de uma aprendizagem prazerosa". (SAWULSKI, 2002).
Percebemos então que para desenvolver uma proposta voltada para a utilização da literatura infantil na escola é preciso ampliar a nossa percepção de que "(…) Ler não é decifrar palavras. A leitura é um processo em que o leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto, apoiando-se em diferentes estratégias, como seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor e de tudo o que sabe sobre a linguagem escrita e o gênero em questão". (RCNEI, 1998, p. 144).
Os RCNEI sugerem que,
"(...) os professores deverão organizar a sua prática de forma a promover em seus alunos: o interesse pela leitura de histórias; a familiaridade com a escrita por meio da participação em situações de contato cotidiano com livros, revistas, histórias em quadrinhos; escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor; escolher os livros para ler e apreciar. Isto se fará possível trabalhando conteúdos que privilegiem a participação dos alunos em situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos, como contos, poemas, parlendas, trava-línguas, etc. propiciar momentos de reconto de histórias conhecidas com aproximação às características da história original no que se refere à descrição de personagens, cenários e objetos, com ou sem a ajuda do professor". RCNEI, (1998, vol.3, p. 117-159).
Para Pinto (1999),
"A Literatura Infantil tem um grande significado no desenvolvimento de crianças de diversas idades, onde se refletem situações emocionais, fantasias, curiosidades e enriquecimento do desenvolvimento perceptivo. Para ele a leitura de histórias influi em todos os aspectos da educação da criança: na afetividade: desperta a sensibilidade e o amor à leitura; na compreensão: desenvolve o automatismo da leitura rápida e a compreensão do texto; na inteligência: desenvolve a aprendizagem de termos e conceitos e a aprendizagem intelectual". (apud RUFINO e GOMES, 1999, p.11).
COELHO explica que,
"... a literatura infantil vem sendo criada, sempre atenta ao nível do leitor a que se destina... e consciente de que uma das mais fecundas fontes para a formação dos imaturos é a imaginação – espaço ideal da literatura. É pelo imaginário que o eu pode conquistar o verdadeiro conhecimento de si mesmo e do mundo em que lhe cumpre viver". COELHO (2000 p.141).
Portanto considerando os fundamentos teóricos que embasam o projeto reconhecemos que, o trabalho em sala de aula com Literatura Infantil é importante sob vários aspectos biopsicosociais. Quanto ao desenvolvimento cognitivo, ela proporciona às crianças meios para desenvolver habilidades que agem como facilitadores dos processos de aprendizagem. Estas habilidades podem ser observadas no aumento do vocabulário, nas referências textuais, na interpretação de textos, na ampliação do repertório lingüístico, na reflexão, na criticidade e na criatividade. Estas habilidades propiciariam no momento de novas leituras a possibilidade do leitor fazer inferências e novas releituras, agindo, assim, como facilitadores do processo de ensino-aprendizagem não só da língua, mas também das outras disciplinas.

5. JUSTIFICATIVA:

A leitura e a escrita são hoje um dos maiores desafios das escolas, visto que quando estimulada de forma criativa, possibilita a redescoberta do prazer de ler, a utilização da escrita em contextos sociais e a inserção da criança no mundo letrado.
Pensando nesse contexto, o Projeto “Quem conta um conto aumenta um ponto...” torna-se necessário e viável, pois pretende fomentar a leitura, a interpretação e a produção por meio da contação de história.
Com uma proposta de trabalho interdisciplinar com as literaturas infantil e infanto - juvenil, o projeto busca reunir escola e comunidade local em atividades de pesquisa e informações que contribuam para o resgate da história da comunidade, tornando o aluno a mola mestra do processo ensino aprendizagem.

6. OBJETIVOS:

6.1. OBJETIVOS GERAIS:

• Estimular o prazer pela leitura, considerando a interdisciplinaridade e a atuação de toda a escola nesse processo;
• Trabalhar com gêneros literários diversos, possibilitando ao alunado a aquisição de competências leitoras;
• Resgatar a história de sua comunidade por meio de contos populares;
• Desenvolver a reescrita de histórias e a produção textual.

6. 2. OBJETVOS ESPECÍFICOS:

• Ampliar o repertório de histórias conhecidas;
• Familiarizar-se com as histórias;
• Construir o hábito de ouvir histórias e sentir prazer nas situações que envolvem leitura de história;
• Aproximar-se do universo escrito e dos portadores de escrita(livros e revistas), manuseando-os e reparando na beleza das imagens;
• Relacionar textos e ilustração, manifestando sentimentos, experiências, idéias e opiniões, definindo preferência e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler.
• Vivenciar situações de leitura compartilhada e uso do cantinho de leitura da classe;
• Contar de histórias conhecidas;
• Realizar leituras orais e silenciosas de histórias; e silenciosas de histórias;
• Interpretar histórias lidas;
• Realizar o estudo de vocabulários presentes nas histórias lidas;
• Assistir a exibição de DVD e vídeos de histórias e contos de diversos gêneros;
• Escutar de histórias fonadas, lidas ou contadas pelos professores e colegas
• Montar histórias ou trechos de histórias (fatiados);
• Escrever listas com os nomes das histórias e/ou nomes de personagens das histórias lidas;
• Participar de rodas de leitura envolvendo conto e reconto (oral);
• Escrever e reescrever histórias;
• Complementares histórias lacunadas;
• Refletir sobre os elementos de escrita utilizados nas produções escritas (com apoio do professor);
• Ilustrar (com desenhos) histórias lidas;
• Dramatizar histórias e contos trabalhados;
• Confeccionar livretos com histórias trabalhadas;
• Participar do Dia D da leitura e contação de histórias, expondo os trabalhos produzidos.

7. CRONOGRAMA:

Alunos
Professores
Coordenadores
Diretores
Alunos:
De 01 de setembro a 30 de novembro
• Ampliar o repertório de história conhecidas; 1ª semana de setembro:
Professores:
• Selecionar um acervo de livros de qualidade, adequada a cada faixa-etária, implementando o cantinho de leitura da classe; 1ª semana de setembro;
• Observar a qualidade do acervo de livros e problematizar a escolha dos títulos que serão lidos às crianças; De setembro a novembro:
Diretor e Coordenador:
• Incentivar e garantir que o conteúdo deste projeto esteja assegurado com pauta nos encontros de formação dos professores;
Alunos:
• Familiarizar-se com as histórias; De setembro a novembro:
Professores:
• Realizar com freqüência e regularidade a leitura de diferentes histórias aos alunos. De setembro a novembro nas reuniões de AC:
Diretor e Coordenador:
• Orientar e apoiar o planejamento dos professores, enfocando a leitura como atividade diária na escola;
Alunos:
• Construir o hábito de ouvir histórias e sentir prazer nas situações que envolvem leitura de história; De setembro a novembro:
• Compartilhar sobre suas impressões sobre as histórias lidas;
Coordenador:
• Orientar os professore na organização e utilização sistemática dos cantinhos de leitura na sala de aula;
Alunos:
• Aproximar-se do universo escrito e dos portadores de escrita (livros e revistas) para que possam manuseá-los , reparar na beleza das imagens, relacionar textos e ilustração, manifestando sentimentos, experiências, idéias e opiniões, definindo preferência e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler. De setembro a novembro:
Professores:
• Favorecer a manifestação dos alunos, incentivando-os a opinarem sobre as histórias ouvidas , manifestando suas idéias e sentimentos.
Coordenador:
• Incentivar, apoiar e orientar o planejamento de atividades de roda de leitura, antes, durante e depois da leitura.
Alunos:
• Vivenciar situações de leitura compartilhada e uso do cantinho de leitura da classe; • Expor preferências pessoais com o intuito de ampliar a possibilidade de as crianças avaliarem as histórias.
Professores:
• Selecionar textos adequados ao propósito da atividade habitual de leitura;
• Permitir que as crianças apreciem e tenham acesso aos livro em diferentes momentos da rotina, tanto nas rodas de leitura quanto no cantinho da leitura;
• Compartilhar informações prévias e relevantes com os alunos sobre o que será lido para melhor entendimento do texto.
8. AÇÕES NECESSÁRIAS:

• Levantamento do acervo bibliográfico da escola;
• Seleção de literaturas infantil e infanto juvenil;
• Criação dos cantinhos ou varais de leitura nas salas de aula;
• Criação das caixas ou baús da leitura;
• Implantação da Ciranda de livros na escola com o sistema de empréstimos de livros na escola;
• Criação de espaços em que os alunos possam estar fazendo as suas colocações a cerca dos livros lidos.

9. METODOLOGIAS:

• Apresentação do projeto aos professores para articulação de idéias e ações;
• Apresentação e abertura do projeto com os alunos de todas as turmas;
• Contação de historias por professores;
• Contação de histórias por alunos;
• Contação de histórias por pessoas da comunidade local;
• Leituras orais de histórias pelos professores;
• Leituras de orais e silenciosas de histórias pelos alunos;
• Pesquisa e leitura de histórias na internet;
• Interpretações orais e escritas de histórias lidas pelos professores;
• Interpretações orais e escritas de histórias lidas pelos alunos;
• Estudos de vocabulários presentes nas histórias lidas pelos alunos;
• Exibição de DVD e vídeos de histórias e contos de diversos gêneros;
• Escuta de histórias fonadas;
• Atividades de montagem de histórias ou trechos de histórias trabalhadas (fatiados);
• Escrita de listas com os nomes das histórias e/ou nomes de personagens das histórias lidas;
• Realização de rodas de leitura envolvendo conto e reconto (oral);
• Contação de histórias usando fantoches;
• Escrita e reescrita de histórias;
• Complementação de histórias lacunadas;
• Reflexão sobre os elementos de escrita utilizados nas produções escritas dos alunos (apoio do professor);
• Ilustrações (com desenhos) de histórias lidas;
• Dramatizações de histórias e contos trabalhados com os alunos;
• Criação de livretos com histórias produzidas pelos alunos;
• Realização do Dia D da leitura e contação de histórias, exposição dos trabalhos na escola com divulgação dos livretos produzidos.

10. CONTEÚDOS:

• Leitura oral e silenciosa de diferentes gêneros textuais•
Linguagem oral e escrita; • Interpretação;
• Produção escrita;
• Reflexão de elementos da língua escrita (textos);
• Estudo do vocabulário;
• Seqüência lógica: Início, meio e fim;
• Coerência e coesão textual;
• Pontuação.

11. RECURSOS:

• Portadores textuais de diversos gêneros da literatura infantil e infanto-juvenil; fantoches; palanquinho; aparelho de TV e DVD;
• Aparelhos de som, mídias de CD e DVD; caixas de leitura; cartolina, papel metro, cola, hidrocor, lápis de cor; tinta guache; papel ofício; textos impressos, etc.

12. AVALIAÇÃO:

A avaliação do projeto ocorrerá durante todo o processo de seu desenvolvimento, envolvendo a observação da atuação dos professores, as atividades de produção escrita e oral, confecção de murais ilustrados, atividades de interpretação e outras atividades escritas (contos e re-contos) desenvolvidas pelos alunos bem como a atuação de pessoas da comunidade local, considerando-se ainda os avanços obtidos e demonstrados pelos alunos no decorrer e ao final do projeto.

13. SÍNTESE/CULMINÂNCIA:

A síntese do projeto ocorrerá com a realização do Dia D da leitura e contação de histórias na escola, onde estará acontecendo a exposição dos trabalhos realizados pelos professores e alunos de todas as turmas e divulgação dos livretos de histórias produzidos pelos alunos contando com a participação da comunidade local.

14. BIBLIOGRAFIA:

AROEIRA, M.; SOARES, M.; MENDES, R. Didática de pré-escola: vida e criança: brincar e aprender. São Paulo: FTD, 1996, p. 167.
BRASÍLIA. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI). Brasília: MEC/SEF, 1998.
COELHO, N. Literatura: arte, conhecimento e vida. São Paulo: Peirópolis, 2000. 159p.
COELHO, N. A história da história. In: RIBEIRO, R. O Patinho Feio. São Paulo: Editora Moderna, 1995.p. 31.
RUFINO, C.; GOMES, W. A importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança na fase da pré-escola. São José dos Campos: Univap, 1999.
SAWULSKI, V. Fruição e / ou aprendizagem através da Literatura Infantil na escola.1.2002abril 2003.
SILVEIRA, R. Ela ensina com amor e carinho, mas toda enfezada, danada da vida. In: Cultura, mídia e educação: Educação e Realidade, Rio Grande do Sul: v.22, n.2, jul/dez 1997

MÍDIAS E LEITURA

PROJETO: MÍDIAS E LEITURA

1.INTORDUÇÃO

Percursos metodológicos entre as áreas de comunicação e educação vêm sendo trilhados a muito tempo, de forma paralela, sem que os especialistas desses campos do conhecimento consigam chegar a um denominador comum para a interface necessária no uso adequado da mídia na escola. Nas sociedades modernas, em que os meios de comunicação interferem diretamente na formação/deformação das pessoas, sejam elas crianças, jovens ou adultos, não há mais como negar a importância de pesquisas integradas entre esses dois campos de estudo para resultados mais eficazes nos procedimentos pedagógicos das escolas.

1.1 JUSTIFICATIVA

A leitura é um bem essencial pra o domínio da leitura no mundo contemporâneo é essencial para o exercício da cidadania, para viver com autonomia, com plena consciência de si próprio e dos outros, para poder tomar decisões face à complexidade do mundo atual. Determinante no desenvolvimento cognitivo, na formação cultural, no acesso à informação e ao conhecimento, na expressão e no juízo crítico, entre outros domínios, são uma competência básica que todos os indivíduos devem adquirir para poderem realizar-se como pessoa, como cidadão e como profissional na sociedade contemporânea.

1.2 PROBLEMÁTICA

Como se dá o processo de compreensão de conteúdos programáticos nas salas de aula em face da utilização cada vez mais freqüente dos recursos midiáticos? Como lidar com o conhecimento formal, necessário e indispensável à formação dos alunos, quando são permeados/ atravessados pela velocidade do mundo da notícia, pela transformação do real em virtual e pela dificuldade crescente de compreensão na leitura dos textos e, conseqüentemente, na leitura do mundo? Em que medida a crescente utilização da mídia na escola pode melhorar ou servir como estímulo ao processo de cognição dos alunos? A sacralização da mídia como ferramenta didática contribui, de fato, para uma leitura crítica do mundo real?

1.2 HIPÓTESES

Ter acesso à informação não basta. É necessário saber lidar com ela: analisá-la, aprofundá-la, decodificá-la e, após, fazer uma síntese do que realmente interessa, do que é útil, do que transmite de novo, das relações que podem ser estabelecidas, aí, então, se estará construindo conhecimento.
Assim, é preciso que haja orientação sobre como transformar as informações relevantes em conhecimentos. Levando a criança a um ser crítico diante de tudo que está exposto, não se deixando influenciar.
Dessa forma entende-se que para preparar pessoas atuantes se faz necessário incentivar o espírito crítico e reforçar nos educandos o prazer em aprender e atingir seus objetivos.

2.OBJETIVOS:
2.1 GERAL
Promover o Hábito da leitura por meio dos diversos recursos presentes na Mídia e articulando os atuais temas como ferramenta na oralidade da construção e produção de textos.

2.2 ESPECÍFICOS

· Ampliar o repertorio de leitura.
· Encorajar o pensamento criativo.
· Praticar a escrita e formar palavras.
· Desenvolver a escrita e oralidade

3.METODOLOGIA

Não adianta ter tecnologia se o educador não tem metodologia. Em sua aula o professor tem que usar a tecnologia como ferramenta e conciliar a metodologia. Ambas devem caminhar para propiciar atividades que ajudem na formação do educando. Métodos voltados para que o aluno aprenda a utilizar a tecnologia, essa ferramenta é importante para o desenvolvimento, assim a aprendizagem será significativas em uma linguagem clara e objetiva.

3.1 RECURSOS DIDÁTICOS

· Revista Amiguinho 1
· Revista (de qualquer público alvo);
· Caderno de registro das atividades com a identificação do projeto;
· Livro de história infantil (contos de fadas)
· Gibi (Turma da Mônica);
· Fazer leitura coletiva.

4.CRONOGRAMA
Duração 1 mês

5.AVALIAÇÃO

Observação continua durante todo o projeto, com registros anotações e participação e interação da turma.

6.REFERÊNCIAS

LIVRO: Metodologia do Ensino Fundamental Vol. 1- FUNAPE
http://www.cedes.unicamp.br
REVISTA Amiguinho