sábado, 10 de julho de 2010

PROJETO: "SEM SAÚDE NÃO A VIDA".



“Atingir os ideais é missão para as pessoas que, bem mais do que apenas sonhar, luta incansavelmente e acreditam na proeza dos resultados”.

“Autor Desconhecido”

Projeto; “Sem saúde não a vida”.
Período: 12 à 21/05/2010
Duração: 02 semanas
Clientela: 06 meses a 04 anos e 11 meses

JUSTIFICATIVA

Fornecer aos alunos a conscientização da necessidade de ter alguns cuidados para conservar a saúde e a compreensão do que a higiene, o cuidado que devemos ter como limpeza e bons hábitos, levando a criança a reconhecer o dever de manter o corpo limpo e asseado para evitar doenças e mau cheiro. E que, além disso, devemos ter certos cuidados com a alimentação da higiene do ambiente em que vivemos. Utilizando recursos para a criança desenvolver esses hábitos de forma prazerosa.

OBJETIVO GERAL

Conscientizar os alunos a importância da higiene, cuidando do seu corpo, dando orientação básica do auto - conhecimento e da higiene pessoal, garantindo sua boa aparência e saúde.

OBJETIVOS INSTRUCIONAIS

Reconhecer a necessidade de cuidar do corpo;
Criar noções e hábitos de higiene;
Conhecer o próprio corpo e cuidar do mesmo, conscientizando a higiene corporal;
Desenvolver hábitos de higiene;
Conscientizar as crianças dos cuidados que nosso corpo necessita para conservar a saúde;
Desenvolver noções de cuidados com os alimentos e com nossa alimentação;
Compreender o conceito de higiene e saúde;
Estimular a linguagem, oral, o raciocínio e atenção;
Esclarecer a importância das vacinas;
Conhecer e fazer uso diário dos amigos da higiene;
Reconhecer as cores;
Desenvolver a coordenação através de massa de modelar;
Identificar produtos usados para realizar higiene pessoal e do ambiente;
Desenvolver atividades que envolvam expressão corporal;
Estimular à criança a importância da higiene bucal reconhecendo os objetos para realização da higiene;
Estimular a criatividade e a imaginação;

CONTEÚDOS

Higiene corporal e bucal;
Coordenação motora;
Cores primárias;
Figuras geométricas;
Noções de igualdade;
Esquema corporal;
Brincadeiras de rodas;
Medidas de tamanho grande e pequeno;
Modelagem;
Percepção auditiva e visual;
Higiene corporal e bucal;
Pintura;

METODOLOGIA

Conversas informais sobre o tema;
Cumprimentar as crianças, recebendo carinhosamente;
Com o espelho mostrar aos alunos as parte do corpo, nomeando cada uma e ensinando como cuidá-la;
Através de brincadeiras, ensinar a maneira correta de tomar banho desligando o chuveiro na hora de passar a bucha no corpo;
Orientar as crianças sobre a higiene bucal, quanto e como escovar os dentes para evitar cárie;
Conceituar as normas de higiene no ambiente onde vivemos;
Apresentar embalagens variadas de materiais de higiene pessoal e manuseá-la;
Apresentar as crianças os amigos da higiene tais: shampoo, sabonete, creme dental, escova dental, bucha;
Confecção de mural de higiene;
Trabalhar as figuras de geometria com encaixe e atividade de fixação;
Desenvolver a imaginação através da oralidade com a leitura de livros variados;
Mostrar a importância da vacina apresentado o cartão de controle da vacinas;
Elaborar historia com fantoches no decorrer do projeto;
Dramatizar situações;
Recorte e colagem de rotulo de produtos de higiene;
Leitura, embalagem, rótulos, placas;
Assistir filme;

CULMINÂNCIA

O produto final será uma conscientização das normas de higiene corporal, limpando ouvidos, cortando unhas, lavando os cabelos e tomando banho, também foi ministrada uma palestra sobre “Higiene bucal” e uma dramatização infocando a importância da vacinação encerrando com a dentista fazendo escovação em todas as crianças deste estabelecimento.

AVALIAÇÃO

A avaliação ocorrerá durante todo o desenvolvimento do projeto e será feita através da observação das professoras que levará em considerações;
O interesse dos alunos pelo tema, a participação oral e corporal, a criatividade e espontaneidade e capacidade de atenção e envolvimento.

MATERIAL DE APOIO

Tesoura; Bucha; Shampoo; Sabonete; Gravuras; Rótulos e embalagens; Tinta guache; Televisão; Vídeo; Filmes; Aparelho de som; Cola; Cartolinas; Papel Pardo; Brinquedos; Lápis de cor; Revistas, jornais e livros;

RECURSOS HUMANOS

Todo corpo docentes e discentes, pais, comunidade do bairro, profissionais da saúde.

BIBLIOGRAFIA

MENDONÇA, Valdirene Dias, VAZ, Carmem Lúcia Ferreira. In Dente de Leite, Uberlândia _ MG, Editora Gráfica Claranto Ltda., 5ª ed. Março 2005.
RADISPEL, Maria Alfabetização Sem Segredo. Eventos Escolares. Vol. De Março.



“Jesus Cristo é sempre o mesmo ontem, hoje, e por toda a eternidade”.
(Hebreus 13,18)

PROJETO: "COMUNIDADE E CIDADANIA."




Projeto: “Comunidade e Cidadania!!!”
Período: 22 à 30/09/2008
Duração: Uma Semana
Clientela: 06 meses á 04 anos e 11 meses





JUSTIFICATIVA


Este projeto foi elaborado com o objetivo de fazer com que as crianças conheçam às diferentes comunidades em nosso município, diferenciando cada uma das outras, tais como sua convivência, cultura, modo de vestir, falar e alimentar. Orientando a criança o que é comunidade, e que elas fazem parte de uma comunidade, visando a integração, a troca de experiência partindo de um conjunto social e não da individualidade , facilitando sua convivência em grupo.

OBJETIVO GERAL

Conscientizar a criança da importância de viver em comunidade, os diferentes grupos existente, a nossa função como cidadão, respeitando as normas e identificando direitos e deveres.

OBJETIVO INSTRUCIONAIS

Identificar comunidade como um grupo de pessoas que vivem , trabalham e se divertem em uma mesma sociedade.
Compreender que em uma comunidade todos tem direito e deveres;
Entender que viver em uma comunidade onde trabalham a coletividade;
Identificar os diferentes tipos de grupos sociais existente em sua comunidade;
Desenvolver a capacidade de diferenciar os vários tipos de grupo sociais de sua comunidade;
Desenvolver a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança;
Conhecer a comunidade da nossa cidade;
Identificar como devemos nos comportar em uma comunidade;
Relacionar as figuras geométricas com as cores;
Desenvolver a coordenação motora através de brincadeiras;
Desenvolver a oralidade, a imaginação através de fantoches;

CONTEÚDO

Comunidade;
Figuras geométricas (triangulo e círculo)
Numeral 1 e 2 ;
Letra inicial do nome;
Cores primárias;
Musicas;
Alfabeto;
Pintura;
Brincadeiras;

METODOLOGIA

Conversa informal sobre o tema;
Trabalhar com massinha de modelar, modelar as figuras geométricas e a letra inicial do nome;
Usando fantoche serão contadas histórias e musicas, imitando seus personagens;
Realizaremos atividades sobre a letra inicial do nome, utilizando o alfabeto móvel;
Será realizada uma visita ao Colégio Sol Nascente, onde os alunos se conhecerão, o mesmo socializando com as outras crianças, divertindo no parquinho, piscina de bolinhas e no pula – pula;
Com blocos lógicos os alunos reconhecerem as figuras geométricas e as cores;
Será realizada uma visita na loja Econômica Tecidos com as crianças para conhecerem a loja, como comprar e vender mercadorias, entregando lembrancinhas para os funcionários;
Confecção de Cartazes;
Exibição de filmes;
Promover brincadeiras diversificadas;
Atividade de Português e Matemática;
Apresentação de historinha;
Recorte e colagem;
Coordenação motora;

CULMINÂNCIA

Será realizado um momento religioso com a presencia do Pr. Edimilson, “nesta oportunidade foi contada a história A Arca de Noé” infocando a primeira comunidade criada por Deus, momento de louvor, em seguida foi servido um lanche.

MATERIAL DE APOIO

Revistas jornais e livros;
Tarefas mimiografadas;
Lápis de cor;
Chamex;
Ônibus;
Televisão;
CD;
Vídeo;
Fita Cassete;
Maquina fotográfica;
Massa de modelar;
Tinta guache;
Tesoura;
Cola;

RECURSOS HUMANOS

Contamos com a participação de todos os professores, alunos, pais, a comunidade em geral, Colégio Sol Nascente e Loja Econômica Tecidos, que disponibilizaram de seus estabelecimentos para nos receberem, Secretaria Mul. de Educação e Prefeitura municipal pelo apoio prestado em prol desta Unidade Escolar.

BIBLIOGRAFIA

MENDONÇA, Valdirene Dias, VAZ, Carmem Lúcia Ferreira, In Dente de Leite. Uberlândia – MG. Editora Gráfica Claranto LTDA. 5ª edição. Março 2005 – Fls – 34 à 36.
RADISPEL, Maria. In Alfabetização Sem Segredo – Eventos escolares. Contagem – MG, editora IEMAR – 2001.


“E se o meu povo que pelo meu nome, se humilhar e orar, e converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus e perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra”.
( 2º Crônicas 7.14)

PROJETO: "ESTAÇÕES DO ANO EMBELEZA A VIDA"



“Atingir os ideais é missão para as pessoas que, bem mais do que apenas sonhar, luta incansavelmente e acreditam na proeza dos resultados”.
“Autor Desconhecido”


Projeto: “Estações do Ano Embeleze a Vida”
Período: 08 à 19/09/2010
Duração: Duas Semanas
Clientela: 06 à 04 anos e 11 meses


JUSTIFICATIVA

É preciso despertar nas crianças a conscientização pela natureza e também a espírito de solidariedade em campanhas emergentes em função de enchente frio, desmatamento queimadas, etc.
Este projeto foi elaborado com o objetivo de criar na criança o senso de preservação da natureza, diferenciar as estações do ano suas características e sua visibilidade para a vida do homem e animais.

OBJETIVO GERAL

Levar a criança a conhecer e diferenciar as estações do ano despertando a importância de cada uma para nossa vida além de embelezar a natureza.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar as estações do ano;
Desenvolver as características das estações do ano;
Desenvolver a leitura do alfabeto;
Diferenciar as estações do ano e seus respectivos tipos de clima, observando o que os fenômenos.
Caracterizar as estações do ano;
Desenvolver a coordenação motora, a percepção auditiva e visual;
Identificar as cores primárias através de pintura e gravuras;
Compreender as posições alto/baixo, maior e menor;
Desenvolver atividades sobre as estações do ano e letra inicial do nome das crianças;
Fixar o numeral um e dois, triangulo e retângulo;
Promover brincadeiras variadas;

CONTEÚDOS

• Projetos estações do ano;
• Numeral um e dois;
• Figuras geométricas;
• Cores primárias;
• Alfabeto;
• Alto/baixo;
• Maior/ menor;
• Semelhanças;
• Coordenação motora;
• Brincadeiras dirigidas;
• Percepção auditiva e visual;
• Musicas;
• Pinturas;
• Modelagem;

METODOLOGIA

 Conversa informal sobre o tema;
 Receber os alunos em sala com musica, brincadeiras, novidades, histórias e oração;
 Cantarei uma história cada dia ao iniciar a aula;
 Darei um fantoche para cada aluno, e pedirei para eles criarem seus personagens e suas historias;
 Cantar e dança musiquinhas variadas, trabalhando as expressões corporal e oral;
 Interagir os alunos na confecção de barracas na exposição do inverno;
 Entregar giz para cada criança desenhar triângulo e círculo e a letra inicial do nome;
 Apreciação da característica da estação vivenciada;
 Atividades mimiografadas sobre o tema;
 Filme enfocando o tema abordado;
 Confecções de cartazes;
 Modelagem com massa de modelar confeccionando triangulo e círculo e a letra inicial do nome da criança;
 Caracterização das crianças conforme cada estação do ano;
 Exposição das atividades confeccionada de acordo as estações;
 Desfile das crianças representando as quatro estações;

CULMINÂNCIA

Será realizado no salão da Creche um desfile conforme sorteio, onde cada sala caracterizará as crianças conforme foi estabelecidas no sorteio, de uma estação do ano houve também apresentação sobre o tema com as crianças.

AVALIAÇÃO

Será realizada através de observação quanto à participação a criatividade e o desempenho na ministração do conteúdo, podendo ser coletiva ou individual, conforme critério de cada professor.

RECURSOS DIDÁTICOS

• Giz de cera;
• Roupas alusivas à estação;
• Televisão;
• Vídeo;
• Filmes;
• Cola;
• Cartolinas;
• Revistas, jornais e livros;
• Aparelho de som;
• Tesoura;
• EVA;
• Blocos lógicos;
• Areia;
• Fantoches;
• Dvds;
• Chamex;
• Papel pardo;
• Flores;

RECURSOS HUMANOS

Para realização deste projeto contamos com a participação de toda equipe da creche, o apoio da Secretaria mul. de educação e a participação dos alunos e dos pais e comunidade.

BIBLIOGRAFIA

MENDONÇA, Valdirene Dias, VAZ, Carmem Lúcia Ferreira, In Dente de Leite. Uberlândia – MG editora Gráfica Claranto LTDA. 5ª edição, Março 2005.
RAMOS, Vânia Morais, FERREIRA, Maria José H. In Crescer Sabendo Ser, Belo Horizonte – MG, Editora FAPI – 2002, Vol. 01.


“Combate o bom, combate, completei a carreira e guardei a fé.”
II Tm. 4,07