quinta-feira, 21 de junho de 2012

PROJETO: ADAPTAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR


Justificativa
                   A criança precisa se adaptar à creche, onde permanecerá durante todo o dia, uma vez, que é preciso relacionar-se bem com o ambiente e com as pessoas que trabalham facilitando assim sua convivência e socializando.
 
 
Objetivo Geral
 
 
                   Propiciar as crianças o conhecimento do meio escolar, suas repartições, funcionamento, profissionais que trabalham na mesma, desenvolvendo atividades que estimulem e dêem condições para que os alunos desenvolvam suas atividades.

Objetivos Específicos
 
 
-Socializar com o corpo docente e discente;

-Conhecer as repartições da escola e suas funções;

-Valorizar a creche;

-Conscientizar as crianças sobre a importância de estudar nos dias atuais;

-Desenvolver o raciocínio lógico, a expressão oral e corporal, coordenação motora, percepção auditiva e visual;

-Desenvolver a criatividade e imaginação através da comemoração do carnaval;

-Trabalhar a importância das palavras mágicas: por favor, obrigado, desculpe e com licença.


Conteúdo


·                   Minha escola;

·                   Semelhança, igual e diferente;

·                   Esquema corporal;

·                   Percepção (auditiva e visual);

·                   Coordenação motora e tátil;

·                   Palavrinhas mágicas: por favor; com licença; obrigado, desculpe.

·                   Modelagem;

·                   Brincadeiras dirigidas.


Metodologia

v -Acolhida com abraços e boas vindas;

v -Oração.

v -Música.

v -Troca de roupas e hora da novidade.

v -Visitaremos as dependências da creche, apresentando as dependências da creche apresentando os profissionais e suas funções, os colegas das outras salas.

v -Falaremos a importância de estudar nos dias atuais.

v -Faremos um passeio ao redor da creche, identificando a localização e os órgãos públicos, residenciais próximos, a cor e principalmente o nome da mesma.

v - Através de objetos, existentes em nossa sala, exemplo: números, alfabeto, cores, alunos, professora, trabalharemos semelhança, igual e diferente.

v -Com músicas, danças e brincadeiras trabalharemos esquema corporal, percepção e coordenação motora.

v -Conversa informal sobre as palavras mágicas.

v -Contaremos histórias.

v -Assistiremos vídeo.

v -Modelagem com massinha.

Recursos Humanos

v -Envolveremos toda equipe da creche, visinhos, pais, as crianças, bem como as dependências da mesma.

Recursos Didáticos

·                   Aparelho de som

·                   Corda

·                   Cartolina

·                   Bola

·                   Massinha

·                   Papel crepom

·                   Tinta guache

·                   TV e DVD

·                   Figuras

·                   Brinquedos

·                   Livros e revistas

·                   Lápis de cor



Culminância

                   O termino do projeto no salão da creche com todos os alunos e funcionários com marchinha de carnaval, brincadeiras, muita animação, onde os mesmos estarão fantasiados de acordo com o bloco.

Avaliação

                   Será avaliado o desempenho das crianças, quanto a participação nas atividades propostas; diante do projeto apresentado, se os objetivos foram alcançado, se os alunos assimilaram o conteúdo e a proposta do mesmo.



Referencias Bibliográficas


PINTO, Gerusa Rodrigues. O dia-a-dia do professor. Editora FAPI-Indústria Gráfica LTDA.VOL. 05.

RAMOS, Maria Morais. Crescer sabendo ser. Editora FAPI, LTDA. Abril 2002, 1ª Ed.vol. 1.

RADISPEL, Maria. Alfabetização sem segredo. Coleção Pirulito maternal, 1ª Edição, 2002.