sábado, 10 de julho de 2010

PROJETO: "COMUNIDADE E CIDADANIA."




Projeto: “Comunidade e Cidadania!!!”
Período: 22 à 30/09/2008
Duração: Uma Semana
Clientela: 06 meses á 04 anos e 11 meses





JUSTIFICATIVA


Este projeto foi elaborado com o objetivo de fazer com que as crianças conheçam às diferentes comunidades em nosso município, diferenciando cada uma das outras, tais como sua convivência, cultura, modo de vestir, falar e alimentar. Orientando a criança o que é comunidade, e que elas fazem parte de uma comunidade, visando a integração, a troca de experiência partindo de um conjunto social e não da individualidade , facilitando sua convivência em grupo.

OBJETIVO GERAL

Conscientizar a criança da importância de viver em comunidade, os diferentes grupos existente, a nossa função como cidadão, respeitando as normas e identificando direitos e deveres.

OBJETIVO INSTRUCIONAIS

Identificar comunidade como um grupo de pessoas que vivem , trabalham e se divertem em uma mesma sociedade.
Compreender que em uma comunidade todos tem direito e deveres;
Entender que viver em uma comunidade onde trabalham a coletividade;
Identificar os diferentes tipos de grupos sociais existente em sua comunidade;
Desenvolver a capacidade de diferenciar os vários tipos de grupo sociais de sua comunidade;
Desenvolver a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança;
Conhecer a comunidade da nossa cidade;
Identificar como devemos nos comportar em uma comunidade;
Relacionar as figuras geométricas com as cores;
Desenvolver a coordenação motora através de brincadeiras;
Desenvolver a oralidade, a imaginação através de fantoches;

CONTEÚDO

Comunidade;
Figuras geométricas (triangulo e círculo)
Numeral 1 e 2 ;
Letra inicial do nome;
Cores primárias;
Musicas;
Alfabeto;
Pintura;
Brincadeiras;

METODOLOGIA

Conversa informal sobre o tema;
Trabalhar com massinha de modelar, modelar as figuras geométricas e a letra inicial do nome;
Usando fantoche serão contadas histórias e musicas, imitando seus personagens;
Realizaremos atividades sobre a letra inicial do nome, utilizando o alfabeto móvel;
Será realizada uma visita ao Colégio Sol Nascente, onde os alunos se conhecerão, o mesmo socializando com as outras crianças, divertindo no parquinho, piscina de bolinhas e no pula – pula;
Com blocos lógicos os alunos reconhecerem as figuras geométricas e as cores;
Será realizada uma visita na loja Econômica Tecidos com as crianças para conhecerem a loja, como comprar e vender mercadorias, entregando lembrancinhas para os funcionários;
Confecção de Cartazes;
Exibição de filmes;
Promover brincadeiras diversificadas;
Atividade de Português e Matemática;
Apresentação de historinha;
Recorte e colagem;
Coordenação motora;

CULMINÂNCIA

Será realizado um momento religioso com a presencia do Pr. Edimilson, “nesta oportunidade foi contada a história A Arca de Noé” infocando a primeira comunidade criada por Deus, momento de louvor, em seguida foi servido um lanche.

MATERIAL DE APOIO

Revistas jornais e livros;
Tarefas mimiografadas;
Lápis de cor;
Chamex;
Ônibus;
Televisão;
CD;
Vídeo;
Fita Cassete;
Maquina fotográfica;
Massa de modelar;
Tinta guache;
Tesoura;
Cola;

RECURSOS HUMANOS

Contamos com a participação de todos os professores, alunos, pais, a comunidade em geral, Colégio Sol Nascente e Loja Econômica Tecidos, que disponibilizaram de seus estabelecimentos para nos receberem, Secretaria Mul. de Educação e Prefeitura municipal pelo apoio prestado em prol desta Unidade Escolar.

BIBLIOGRAFIA

MENDONÇA, Valdirene Dias, VAZ, Carmem Lúcia Ferreira, In Dente de Leite. Uberlândia – MG. Editora Gráfica Claranto LTDA. 5ª edição. Março 2005 – Fls – 34 à 36.
RADISPEL, Maria. In Alfabetização Sem Segredo – Eventos escolares. Contagem – MG, editora IEMAR – 2001.


“E se o meu povo que pelo meu nome, se humilhar e orar, e converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus e perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra”.
( 2º Crônicas 7.14)