Publico Alvo
Visando encontrar os alunos e professores
dessa unidade escolar, esse projeto
objetiva atingir o público de alunos da 6ª
serie da Escola Estadual São Francisco de Assis, podendo atingir ainda, demais
alunos e toda a comunidade escolar, pois este é um projeto de qualidade e
necessário trazendo prazer em realiza-lo e ansiosos para ver os resultados.
Apresentação
Esse Trabalho analisa como
objetivo desenvolver nos alunos a conscientização da importância de uma horta comunitária
no caso Comunidade Escolar. A necessidade de uma horta na escola é vista
geralmente nas escolas municipais, onde as prefeituras têm menores recursos,
mais, no entanto, aqui está sendo elaborada a horta Escolar na Escola Estadual
São Francisco de Assis, em São Miguel do Araguaia - Goiás.
Os (PCNS) Programa
Curriculares Nacionais advertiu que os conteúdos de Educação Ambiental e
alimentares sejam apresentados nos currículos como temas transversais dentro das
interdisciplinaridades no contexto formal escolar. Questões Ambientais e de
saúde deve estar dentro dos objetivos, conteúdos e atividades didáticas em
todas as disciplinas.
Diante disso, a escola
propõe, em parceria com professores e alunos, e elaboração de projetos
educacionais na Escola aqui mencionada anteriormente. Este é um projeto
elaborado pela a professora Eliane com a turma do 6º ano.
Esse projeto decorre da
necessidade de uma alimentação mais barata e saudável para os alunos. E se
fornecer bons resultados, pode expandir as outras escolas do município, tendo
como foco, as pesquisas, para inserir e enfatizar a interdisciplinaridade,
integrando as disciplinar e apontando novas maneiras de se trabalhar na escola.
A escola tem como parte
fundamental, incentivar a comunidade escolar e fomentar iniciativas relevantes,
atingindo até mesmo, a comunidade local e a comunidade rural ou do campo, pois
temos alunos das devidas comunidades. A implementação do ensino ambiental e
necessário no contexto educacional.
Nesse pensamento, a horta
escolar torna-se um meio capaz de desenvolver temas que envolvam o ambiente e a
alimentação, pois assim, um conceito teórico e prático ajudando no processo de
ensino e aprendizagem, elaborando estratégias fundamentais para desenvolver os
conteúdos de maneira interdisciplinar, e também, temas transversais.
Justificativa
A realização desse trabalho
se faz necessário devido a preocupação com a alimentação escolar. A alimentação
escolar é de fundamental importância para o aluno, pois muitos vêm para os
estudos sem uma alimentação adequada e nutritiva. O papel da escola também é cuidar dessa necessidade do aluno, dando
suporte para uma aprendizagem escolar que garanta uma vida melhor ao educando
futuramente.
Esse trabalho proporciona um
desenvolvimento articulado com toda a comunidade escolar e comunidade local,
trazendo uma boa interação com todos os participantes e contribuindo, ainda bons
hábitos alimentares e conscientiza os alunos em relação ao meio ambiente e sua
conservação.
O projeto aqui elaborado tem
com finalidade também usar temas transversais, reciclagem de materiais,
interdisciplinaridade e variadas atividades pedagógicas.
Objetivo
Geral
Conscientizar a comunidade
escolar da importância do projeto “horta escolar” como meio de conscientização
pública, alimentação saudável, preservar o ambiente e interesse do aluno pelo
agronegócio, sistematizando o ensino e as atividades pedagógicas.
Objetivos
Específicos
- Incentivar a
importância do projeto;
- Vitalizar o
projeto de forma educativa e diversificada para ensino e aprendizagem
escolar;
- Valorizar a
necessidade do trabalho e cultura do homem camponês;
- Adquirir
técnicas de cultivo e cultura
orgânica;
- Conhecer o solo,
sementes e como adubar a terra;
- Identificar
meios de semeadura, adubação e cuidados durante o crescimento do plantio;
- Saber maneira
correta de colheita
- Instigar o aluno
a entender o meio ambiente como uma totalidade;
- Utilizar a horta
Escolar como ensino educativo fazendo parte do currículo de meio ambiente;
- Adquirir
conhecimentos e práticas pessoais de aprendizado para a vida;
- Resgatar o
plantio e uso das plantas medicinais para diversos fins pela população
local;
- Levar o aluno a
observar, levantar hipóteses, fazer registros e elaborar resultados;
- Orientar os
educando durante os processos desse projeto e todas as atividades realizadas;
- Desenvolver a
socialização entre professores e alunos, alunos e alunos, enfim, toda a
unidade escolar;
- Tornar o ambiente escolar prazeroso e agradável podendo integrar o aluno e interagi-lo com a comunidade escolar.
Conteúdos
Dentro das expectativas
desse trabalho, executaremos diversos conteúdos, trazendo então, os outros
professores da unidade escolar, pois cada um deles terá sua parcela na
elaboração do projeto.
- Ciências
Naturais
- Português
- Matemática
- Dentre outras
Obs: o professor de cada
disciplina irá fazer o seu plano de acordo a realidade de seus alunos
respeitando assim a individualidade do professor e do aluno. O conteúdo deve
estar relacionado com o tema: “A Horta Escolar.”
Esses conteúdos devem conter
no currículo de cada disciplina, obento, assim o cumprimento do currículo e
seus conteúdos.
Metodologias
- Por meios de conversas
informais palestras, este projeto será executado dentro do ambiente Escola
São Francisco de Assis com o intuito de elaborar as atividades propostas e
pensadas nesse trabalho e visando adquirir saberes e noções de
agronegócios e agricultura no campo.
- Continuando os
trabalhos o professor irá passar para os alunos noções, básicas e, se
possível, um técnico no assunto para a conscientização dos alunos. Em
seguida escolher o local onde será construída a horta tão desejada pela
Comunidade Escolar.
- Depois disso, é
preparado o solo, ou seja, o terreno, sua conservação para receber as
sementes. Será organizado ainda o abastecimento de água e a oxigenação
adequando também o clima para o plantio, sementeiras, se possível, ou
manualmente.
- Após o plantio
será escolhido alguém para cuidar da horta a cada dia. Será feita uma
escala para esse fim.
- Usando a
interdisciplinaridade durante o projeto atribuindo funções para cada
professor e sua disciplina.
- Durante a
colheita, os produtos serão usados para a merenda Escolar da escola,
diminuindo, assim os gastos com a merenda escolar. Será muito beneficio e
útil para a escola, alem do aprendizado escolar dos alunos.
- Busca dos
materiais necessários e distribuição dos mesmos para a equipe.
- Delimitar os
responsáveis por cada processo da construção da horta escolar.
- Envolvendo e
acompanhando a equipe em todos os momentos desse trabalho.
- Orientação
técnica nesse acompanhamento desde o inicio ate a colheita.
Recursos
didáticos
- Terreno / terra
planagem
- Solo e adubos
- Terra apropriada
- Palestras, som,
microfone
- Papel, lápis,
canetas, pinceis (desenhos)
- Enxadas,
enxadão, rastelos, ripas de madeiras
- Sementes
variadas
- Água e
oxigenação (clima)
- Sementeiras
- Material
reciclável (garrafa pet, caixotes,tambores, latas)
- Mudas de plantas
medicinais
Recursos
humanos
- Comunidade
Escolar (professores, alunos, administrativos, pais...)
- Palestrantes
(técnico local e pessoas da área agrícola)
- Secretaria da
Sub.secretaria
- Coordenadora
Escolar
- Direção Escolar
- Pessoas da
Comunidade Local
- Pessoas doadores
de materiais adequados
- Amigos da escola
Parceiros
- Pessoas da
comunidade local; amigos da escola; contribuintes como: vereadores,
comerciantes, fazendeiros que contribuíram com o nosso projeto.
- Outras
comunidades escolares locais;
- Secretaria da
saúde;
- Secretaria de
merenda escolar;
- De Assis –
material básico para construção
- Chácara Bom
Jesus e Fazenda Planalto
Cronograma
Dias/Fev.
|
Fevereiro
|
Dias/Mar.
|
Março
|
1 a
6
|
Conversas
informais e palestras pelo professor responsável pelo projeto.
|
01 a
11
|
Cuidar e conservar o solo para receber as
sementes, molhar e adubar...
|
11 a
20
|
Atividades
relacionadas ao projeto: desenho, pinturas, murais, etc
|
14 a
18
|
Abastecimento de água o necessário para abastecer
a horta. Organizar vasilhames.
|
22 a
27
|
Escolha
do terreno e preparação do solo.
|
21 a
31
|
Plantio das sementes e mudas medicinais. Cuidado
diário.
|
Dias/Abr
|
Abril
|
Dias/Mai
|
Maio
|
01 a
08
|
Fazer a
escala para cuidar da horta, conscientizar os alunos desse cuidado necessário
todos os dias.
|
02 a
21
|
Observar se os cuidados estão corretos,
acompanhamento feito pelo professor ou técnico especializado. Carpinagem...
|
11 a
22
|
Confeccionar
cartazes, receitas de merenda escolar, murais e apresentações feitas pelos
alunos sobre meio ambiente e alimentação.
|
23 a
31
|
Fazer relatório com os alunos sobre as atividades
do projeto.
|
25 a
29
|
Preparar
o pátio com os trabalhos realizados nesse projeto.
|
||
Dias/Jun
|
Junho
|
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01 a
10
|
Preparar
os materiais para apresentar teatro, dança música, receitas, poesias e
coreografias.
|
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13 a
15
|
Culminância
com as apresentações e um almoço especial para os alunos e comunidade escolar
com os produtos da nossa horta escolar.
|
Culminância
Culminaremos esse projeto com um lanche
especial com produtos da nossa horta e apresentações feitas pelos alunos sobre
alimentação e meio ambiente, reciclagem etc, no pátio da Escola Estadual São
Francisco de Assis. Convidaremos ainda Comunidade Escolar e parceiros do
projeto quinzena de junho.
Avaliação
Avaliação será feita através da observação do
professor em todas as atividades analisando então, a participação e o
desempenho dos alunos durante os trabalhos realizados nesse projeto.
Referencias
bibliográfica
Pronta – Programa Nacional de Educação
Ambiental, terceira edição. Brasília. DF, 2015.
Bianco Saul. Horta Escolares: O ambiente
horta escolar como espaço de aprendizagem no contexto do ensino fundamental.
Instituto Souza Cruz. Programa hortas escolares.
Florianópolis; 2005.
Brasília, 2005. Disponível em: hpt://www.fnd.gov.br/home/alimentação
–escolar/ encontros nacionais/10-a-hortaescolar-como-eixo-gerador-de-dinamicas-comunitárias.pdf>
Philippi Jr, A. (Org). Interdiciplinar idade
em Ciencias Ambientais São Paulo: Cegos, 2000.
Zucchi, O. J.Educação Ambiental e os
Parâmetros Curriculares Nacionais: Um estudo de caso das concepções e práticas
dos professores do ensino fundamental e médio em Toledo, Paraná. FLORIANÓPOLIS,
2012.
13. Disertação (mestrado em engenharia de
produção).
Fundo Nacional de desenvolvimento da Educação
(FNDE/MEC). Educando com a horta escolar, 2005. Disponível em:
hpt://www.educando com a horta.org.br
Projeto Horta Escolar Palhoça (PROHEP) projetos
e pesquisas: winicius Martins Sahara – secretaria da pesca e agricultura – p
Parabéns, esse projeto é excelente para trabalhar com meus alunos da escola especial.
ResponderExcluirGratidão.
que lindo projeto, quero aplicar um assim no colegio particular zona norte sp adorei esse blog
ResponderExcluirAmei esse projeto
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