sábado, 10 de julho de 2010

PROJETO: "ESTAÇÕES DO ANO EMBELEZA A VIDA"



“Atingir os ideais é missão para as pessoas que, bem mais do que apenas sonhar, luta incansavelmente e acreditam na proeza dos resultados”.
“Autor Desconhecido”


Projeto: “Estações do Ano Embeleze a Vida”
Período: 08 à 19/09/2010
Duração: Duas Semanas
Clientela: 06 à 04 anos e 11 meses


JUSTIFICATIVA

É preciso despertar nas crianças a conscientização pela natureza e também a espírito de solidariedade em campanhas emergentes em função de enchente frio, desmatamento queimadas, etc.
Este projeto foi elaborado com o objetivo de criar na criança o senso de preservação da natureza, diferenciar as estações do ano suas características e sua visibilidade para a vida do homem e animais.

OBJETIVO GERAL

Levar a criança a conhecer e diferenciar as estações do ano despertando a importância de cada uma para nossa vida além de embelezar a natureza.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar as estações do ano;
Desenvolver as características das estações do ano;
Desenvolver a leitura do alfabeto;
Diferenciar as estações do ano e seus respectivos tipos de clima, observando o que os fenômenos.
Caracterizar as estações do ano;
Desenvolver a coordenação motora, a percepção auditiva e visual;
Identificar as cores primárias através de pintura e gravuras;
Compreender as posições alto/baixo, maior e menor;
Desenvolver atividades sobre as estações do ano e letra inicial do nome das crianças;
Fixar o numeral um e dois, triangulo e retângulo;
Promover brincadeiras variadas;

CONTEÚDOS

• Projetos estações do ano;
• Numeral um e dois;
• Figuras geométricas;
• Cores primárias;
• Alfabeto;
• Alto/baixo;
• Maior/ menor;
• Semelhanças;
• Coordenação motora;
• Brincadeiras dirigidas;
• Percepção auditiva e visual;
• Musicas;
• Pinturas;
• Modelagem;

METODOLOGIA

 Conversa informal sobre o tema;
 Receber os alunos em sala com musica, brincadeiras, novidades, histórias e oração;
 Cantarei uma história cada dia ao iniciar a aula;
 Darei um fantoche para cada aluno, e pedirei para eles criarem seus personagens e suas historias;
 Cantar e dança musiquinhas variadas, trabalhando as expressões corporal e oral;
 Interagir os alunos na confecção de barracas na exposição do inverno;
 Entregar giz para cada criança desenhar triângulo e círculo e a letra inicial do nome;
 Apreciação da característica da estação vivenciada;
 Atividades mimiografadas sobre o tema;
 Filme enfocando o tema abordado;
 Confecções de cartazes;
 Modelagem com massa de modelar confeccionando triangulo e círculo e a letra inicial do nome da criança;
 Caracterização das crianças conforme cada estação do ano;
 Exposição das atividades confeccionada de acordo as estações;
 Desfile das crianças representando as quatro estações;

CULMINÂNCIA

Será realizado no salão da Creche um desfile conforme sorteio, onde cada sala caracterizará as crianças conforme foi estabelecidas no sorteio, de uma estação do ano houve também apresentação sobre o tema com as crianças.

AVALIAÇÃO

Será realizada através de observação quanto à participação a criatividade e o desempenho na ministração do conteúdo, podendo ser coletiva ou individual, conforme critério de cada professor.

RECURSOS DIDÁTICOS

• Giz de cera;
• Roupas alusivas à estação;
• Televisão;
• Vídeo;
• Filmes;
• Cola;
• Cartolinas;
• Revistas, jornais e livros;
• Aparelho de som;
• Tesoura;
• EVA;
• Blocos lógicos;
• Areia;
• Fantoches;
• Dvds;
• Chamex;
• Papel pardo;
• Flores;

RECURSOS HUMANOS

Para realização deste projeto contamos com a participação de toda equipe da creche, o apoio da Secretaria mul. de educação e a participação dos alunos e dos pais e comunidade.

BIBLIOGRAFIA

MENDONÇA, Valdirene Dias, VAZ, Carmem Lúcia Ferreira, In Dente de Leite. Uberlândia – MG editora Gráfica Claranto LTDA. 5ª edição, Março 2005.
RAMOS, Vânia Morais, FERREIRA, Maria José H. In Crescer Sabendo Ser, Belo Horizonte – MG, Editora FAPI – 2002, Vol. 01.


“Combate o bom, combate, completei a carreira e guardei a fé.”
II Tm. 4,07