segunda-feira, 1 de agosto de 2011



















PROJETO: “LEITURA O MUNDO DA IMAGINAÇÃO”Duração: 02 semanas
Clientela: 06 meses à 04 anos e 11 meses

JUSTIFICATIVA

Através deste projeto entraremos no mundo mágico, aonde a realidade vai ao encontro da imaginação da criança, com isso trabalharemos o senso moral que algumas histórias, oferecem para ilustrar situações do cotidiano para melhorar o convívio social, estimular a auto confiança formar crianças consciente identificando suas limitações.

OBJETIVO GERAL

Despertar na criança a abundante imaginação e criatividade que existe nas crianças, fazendo com que eles naveguem no mundinho da sua mente e se divirta com as mais divertidas e alegres historias.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Despertar a imaginação e aguçar a criatividade das crianças através das histórias;
• Incentivar na formação moral da criança, envolvendo diversos aspectos;
• Conhecer diversas historia infantis;
• Despertar a criatividade e a imaginação;
• Desenvolver o habito de ouvir historias com atenção e pensamento lógico;
• Despertar o gosto literário desenvolvendo atividades motoras auditivas e expressivas da criança;
• Resgatar a cultura diferenciada na criança;

CONTEÚDO

• Historias infantis;
• Fantoche;
• Lateralidade;
• Oralidade;
• Músicas;
• Cores primárias;
• Quantidade
• Fitas de vídeo;

METODOLOGIA

• Cumprimentar os alunos carinhosamente;
• Fazer a leitura de vários livros literários infantil;
• Contar historias com fantoches imitando o som dos personagens;
• Promover brincadeiras variadas;
• Assistir filmes de histórias infantis;
• Trabalhar blocos lógicos, aperfeiçoando a coordenação motora e as cores primárias;
• Desenhos livres usando a imaginação da criança conforme história contada pela professora;
• Trabalhar oralidade com dialogo entre as crianças;
• Trabalhar com atividades xerocopiadas;

CULMINÂNCIA

Será feito um momento no salão da creche com apresentação e narração de histórias infantis através de fantoches incentivando a leitura para desenvolver a criatividade, imaginação e o gosto pela leitura.

AVALIAÇÃO

Ser contínua, através da participação interesse ao ministrarem os conteúdos, observação do comportamento e participação tanto individual quanto coletivo.

MATERIAL DE APOIO

• Livros de literatura infantil;
• Cds;
• Filme;
• Televisão;
• Vídeo;
• Fita cassete;
• DVD;
• Fantoche;
• Giz de cera;
• Fita crepe
• Cola;
• Revistas e jornais;
• Gravuras;
• Camurças;
• EVA;

RECURSOS HUMANOS

Todos os alunos, professores, servidores gerais, e administrativos, os pais e comunidade local, profissionais que estavam cumprindo período de férias de outras unidades escolares;

BIBLIOGRAFIA

RADESPIEL, Maria, Alfabetização Sem Segredo. Eventos Escolares. 1º Semestre – Contagem – MG, Editora IEMAR, 2001.
RAMOS, Vânia Moraes – 1956 Crescendo Sabendo Ser, Maternal – Belo Horizonte – MG Editora FAPI, 2002. Vol. 03



“O sorriso franco e espontâneo contagia e cria as condições para o diálogo amigo.”