sábado, 19 de junho de 2010

PROJETO ALIMENTAÇÃO









“Atingir os ideais é missão para as pessoas que, bem mais do que apenas sonhar, luta incansavelmente e acreditam na proeza dos resultados”.
“Autor Desconhecido”

Projeto: “Alimentos fonte da vida, direito de todos!”.
Período: Março 2008
Duração: 24 á 28/03/2010

JUSTIFICATIVA


É preciso ser criado na criança o habito correto de alimentação por isso iremos desenvolver este projeto para que as crianças reconheçam o grande valor que os alimentos têm para nossa saúde, e aprendam a comer todos os alimentos para suprir a carência de nosso organismo.

OBJETIVO GERAL

Levar o aluno a entender a importância dos hábitos alimentares, o valor que os alimentos têm para a nossa saúde, conscientizando-os para uma alimentação saudável e natural.

OBJETIVO ESPECÍFICO

· Desenvolver o conceito de alimentação saudável;
· Identificar os diferentes tipos de alimentos;
· Desenvolver a apreciação dos variados tipos de alimentos;
· Conscientizar as crianças sobre a importância de uma boa alimentação;
· Explorar as cores através dos alimentos;
· Incentivar a criança a se alimentar de forma correta;
· Exploração das letras e dos números, através das frutas;
.Desenvolver o raciocínio lógico a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva, visual;
· Identificar os conceitos básicos de matemática através do numeral 1 e a vogal “A” através das frutas;
· Desenvolver o conceito de quantidade, cores e formas;

CONTEÚDO

Alimentação
Cores primarias
Pintura
Modelagem
Numeral 1
Letras do alfabeto


Musicas
Poema
Coordenação motora
Filme


Brincadeiras

METODOLOGIA

Cumprimentar os alunos desejando boas-vindas, com novidade e músicas;
Conversa informal sobre a importância de uma boa alimentação;


Cantar músicas;
Escrever o nome dos alimentos no quadro de giz trabalhando os números de letras e identificando as mesmas nas palavra


Hora da história;
Brincadeira desenvolvendo a coordenação motora;
Trabalhar a coordenação motora do numeral “1” usando o dedo mágico;
Trabalhar as cores dos alimentos, através de atividades;
Demonstrar com gravuras os diferentes tipos de alimentos;
Trabalhar tarefinha, pintura, colagem com gravuras de alimentos;
Assistir filme;
Pintura com tinta guache ou cola colorida às frutas e verduras;

CULMINÂNCIA

Será realizada uma festinha no salão da creche com apresentações e brincadeiras, preparamos uma mesa com frutas verduras, cereais e várias quitandas que foi servida para todos os participantes deste evento.

AVALIAÇÃO

Serão avaliados os objetivos propostos, uma vez compreendendo o que é uma alimentação saudável e quais os cuidados de higiene devemos ter, a partir daí cada professor avaliará conforme a ministração do conteúdo tanto pode ser individual ou coletivamente de acordo com o critério do professor.

RECURSOS HUMANOS

Contamos com a participação de toda equipe da creche, pais, comunidade do bairro, alunos, secretaria municipal de Educação.

MATERIAL DE APOIO
Chamex
Televisão
Vídeo
DVD
Filmes
TNT
Tinta guache
Papel Crepom
Cartazes
Bolas
Frutos
Verduras
Cereais
Cartolinas


Cordão
Aparelho de som
Brinquedo


Massa de modelar


Gravuras de alimentos
Cola
Livros e revistas

REFERÊNCIAS

MENDONÇA, Valdirene Dias. VAZ, Carmem Lúcia Ferreira. In Dente de leite – Uberlândia-MG. Editora Gráfica Claranto LTDA. 5ª ed. Março, 2005.

PINTO, Gerusa Rodrigues; LIMA, Célia Vilhaça. In O dia-a-dia do professor. Editora FAPI Industria Gráfica LTDA. Vol. 05.

RADISPEL, Maria. Alfabetização sem segredo. Eventos Escolares, Contagem - MG. Editora IEMAR, 2001.

Internet:
http://www.google.com.br/
http://www.cade.com.br/
http://www.novaescola.com.br/