- Projeto: “Circo travessura”
Período: março de 2008
Duração: 03 a 07 de março de 2010
Clientela: 06 meses a 04 anos e 11 meses
JUSTIFICATIVA
Através deste projeto estaremos regatando nossa história e conhecendo um pouco mais de nossas raízes, incentivando nossas crianças a respeitar e valorizar os índios, sua cultura e suas tradições. Apresentando situações do cotidiano para melhorar o convívio social, estimular a auto confiança formar crianças consciente identificando suas limitações pelos seus profissionais como uma forma lúdica de trazer alegria para a criançada.
OBJETIVO GERAL
Resgatar nas crianças a história do circo, valorizando os profissionais que trabalham mesmo, a importância dos animais que moram no circo, além de transmitir a magia e a alegria de forma lúdica.
OBJETIVO INSTRUCIONAL
Ampliar os conhecimentos sobre o tema;
Fixação da cor vermelha;
Introduzir a primeira letra do nome das crianças;
Promover brincadeiras diversificadas caracterizando as crianças;
Identificar os profissionais do circo;
Valorizar os profissionais do circo;
Identificar o circo como arte e resgatá-la;
Promover brincadeiras diversificadas e caracterizar as crianças de personagem de circo;
Identificar o trabalho realizado no circo como arte;
Refletir sobre o desrespeito aos animais preso;
Desenvolver a coordenação motora de acordo com as atividades;
Desenvolver o raciocínio lógico, a expressão oral e corporal, a percepção auditiva e visual da criança;
CONTEÚDO
O circo;
Primeira letra do nome;
Coordenação motora;
Core vermelha;
Expressão corporal;
Brincadeiras diversificadas;
Introdução dos numerais;
Pintura;
Música;
Assistir filmes;
Recortes e colagens;
Hora da história;
METODOLOGIA
- Receber as crianças carinhosamente com musica;
- Conversa formal e informal sobre o tema sobre os profissionais do circo e os animais;
- Trabalhar a primeira letra do nome das crianças com pintura usando tinta guache vermelha e colagem de papel picado;
- Atividade de coordenação motora andar em cima de corda, fazendo uma viagem em curva aberta;
- Propor atividades que envolvam esquema corporal;
- Escreveras palavras: CIRCO, PALHAÇO no quadro, trabalhando leitura das letras e das palavras;
- Recorte e colagem dos personagens;
- Trabalhar à artes usando sucatas;
- Confecção de máscara e roupas;
- Brincadeiras dirigidas;
- Atividades xerocopiadas trabalhando as cores;
- Contar histórias exploração de gravuras;
- Pular cordas;
- Promover diálogo sobre o circo;
- Assistir filme de trabalho realizado pelo circo, enfocando;
- Explorar os temas; dentro, fora, esquerda, direita, perto, longe, em cima;
- Desfile do palhaço do circo;
- Pintura com lápis de cor;
- Ensaio para apresentação;
- Assistir filme o Circo chegou;
- Conversa educativa sobre comportamento;
- Pintura a dedo;
- Exploração de objeto do circo;
CULMINÂNCIA
Foi realizado um momento festivo no salão das creche, promovemos brincadeiras diversificadas, animada pelo palhaço picolé, distribuímos pirulitos, pipocas e entregas uma lembrancinha para cada crianças.
AVALIAÇÃO
Ser contínua, através da participação interesse na ministração dos conteúdos, observação do comportamento e participação tanto individual quanto coletivo.
MATERIAL DE APOIO
- Tinta guache;
- Cartolina;
- TNT;
- Milho de pipoca;
- Balões;
- Massa de modelar;
- Papel cartão;
- Máquina fotográfica;
- Filme;
- Televisão;
- Vídeo;
- Fita cassete;
- Saco de chão limpo;
- Livros;
- Papel crepom;
- Fantasia;
- CD;
- Giz de cera;
- Fita crepe;
- Cola;
- Revistas e jornais;
- Gravuras;
- Camurças;
- EVA;
RECURSOS HUMANOS
Todos os alunos, professores, servidores gerais, e administrativos, os pais e comunidade local, profissionais do circo e motorista;
BIBLIOGRAFIA
RADESPIEL, Maria, Alfabetização Sem Segredo.Eventos Escolares. 1º Semestre – Contagem – MG, Editora IEMAR, 2001.
RAMOS, Vânia Moraes – 1956 Crescendo Sabendo Ser, Maternal – Belo Horizonte – MG Editora FAPI, 2002. vol. 0
Não saia de vossa boca, nenhuma palavra torpe; e sim unicamente a que for para a edificação conforme a necessidade e, assim transmita graças aos que ouve.
Nenhum comentário:
Postar um comentário