quarta-feira, 16 de junho de 2010

PROJETO MINHA ESCOLAR















Projeto: “Adaptação ao ambiente”
Período: Janeiro de 2010
Duração: 24/01 a 04/02

JUSTIFICATIVA

A criança precisa se adaptar à creche, onde permanecerá durante todo o dia, uma vez, que é preciso relacionar-se bem com o ambiente e com as pessoas que trabalham facilitando assim sua convivência e socializando.

OBJETIVO GERAL

Propiciar as crianças o conhecimento do meio escolar, suas repartições, funcionamento, profissionais que trabalham na mesma, desenvolvendo atividades que estimulem e dêem condições para que os alunos desenvolvam suas atividades.

OBJETIVO ESPECÍFICO

-Socializar com o corpo docente e discente;
-Conhecer as repartições da escola e suas funções;
-Valorizar a creche;
-Conscientizar as crianças sobre a importância de estudar nos dias atuais;
-Desenvolver o raciocínio lógico, a expressão oral e corporal, coordenação motora, percepção auditiva e visual;
-Desenvolver a criatividade e imaginação através da comemoração do carnaval;
-Trabalhar a importância das palavras mágicas: por favor, obrigado, desculpe e com licença.

CONTEÚDO

Minha escola
Semelhança, igual e diferente;
Esquema corporal;
Percepção (auditiva e visual);
Coordenação motora e tátil;
Palavrinhas mágicas: por favor; com licença; obrigado, desculpe.
Modelagem;
Brincadeiras dirigidas.

METODOLOGIA

Acolhida com abraços e boas vindas;
Oração.
Música.
Troca de roupas e hora da novidade.
Visitaremos as dependências da creche, apresentando as dependências da creche apresentando os profissionais e suas funções, os colegas das outras salas.
Falaremos a importância de estudar nos dias atuais.
Faremos um passeio ao redor da creche, identificando a localização e os órgãos públicos, residenciais próximos, a cor e principalmente o nome da mesma.
Através de objetos, existentes em nossa sala, exemplo: números, alfabeto, cores, alunos, professora, trabalharemos semelhança, igual e diferente.
Com músicas, danças e brincadeiras trabalharemos esquema corporal, percepção e coordenação motora.
Conversa informal sobre as palavras mágicas.
Contaremos histórias.
Assistiremos vídeo.
Modelagem com massinha.

RECURSOS HUMANOS

Envolveremos toda equipe da creche, visinhos, pais, as crianças, bem como as dependências da mesma.

RECURSOS DIDÁTICOS

Aparelho de som
Corda
Cartolina
Bola
Massinha
Papel crepom
Tinta guache
TV e DVD
Figuras
Brinquedos
Livros e revistas
Lápis de cor

CULMINÂNCIA

O termino do projeto no salão da creche com todos os alunos e funcionários com marchinha de carnaval, brincadeiras, muita animação, onde os mesmos estarão fantasiados de acordo com o bloco.

AVALIAÇÃO

Será avaliado o desempenho das crianças, quanto a participação nas atividades propostas; diante do projeto apresentado, se os objetivos foram alcançado, se os alunos assimilaram o conteúdo e a proposta do mesmo.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICA

PINTO, Gerusa Rodrigues. O dia-a-dia do professor. Editora FAPI-Indústria Gráfica LTDA.VOL. 05.

RAMOS, Maria Morais. Crescer sabendo ser. Editora FAPI, LTDA. Abril 2002, 1ª Ed.vol. 1.

RADISPEL, Maria. Alfabetização sem segredo. Coleção Pirulito maternal, 1ª Edição, 2002.