quarta-feira, 16 de junho de 2010

PROJETO CIRCO









  • Projeto: “Circo travessura”
    Período: março de 2008
    Duração: 03 a 07 de março de 2010
    Clientela: 06 meses a 04 anos e 11 meses

    JUSTIFICATIVA

    Através deste projeto estaremos regatando nossa história e conhecendo um pouco mais de nossas raízes, incentivando nossas crianças a respeitar e valorizar os índios, sua cultura e suas tradições. Apresentando situações do cotidiano para melhorar o convívio social, estimular a auto confiança formar crianças consciente identificando suas limitações pelos seus profissionais como uma forma lúdica de trazer alegria para a criançada.

    OBJETIVO GERAL

    Resgatar nas crianças a história do circo, valorizando os profissionais que trabalham mesmo, a importância dos animais que moram no circo, além de transmitir a magia e a alegria de forma lúdica.

    OBJETIVO INSTRUCIONAL

    Ampliar os conhecimentos sobre o tema;
    Fixação da cor vermelha;
    Introduzir a primeira letra do nome das crianças;
    Promover brincadeiras diversificadas caracterizando as crianças;
    Identificar os profissionais do circo;
    Valorizar os profissionais do circo;
    Identificar o circo como arte e resgatá-la;
    Promover brincadeiras diversificadas e caracterizar as crianças de personagem de circo;
    Identificar o trabalho realizado no circo como arte;
    Refletir sobre o desrespeito aos animais preso;
    Desenvolver a coordenação motora de acordo com as atividades;
    Desenvolver o raciocínio lógico, a expressão oral e corporal, a percepção auditiva e visual da criança;

    CONTEÚDO

    O circo;
    Primeira letra do nome;
    Coordenação motora;
    Core vermelha;
    Expressão corporal;
    Brincadeiras diversificadas;
    Introdução dos numerais;
    Pintura;
    Música;
    Assistir filmes;
    Recortes e colagens;
    Hora da história;

    METODOLOGIA
  • Receber as crianças carinhosamente com musica;
  • Conversa formal e informal sobre o tema sobre os profissionais do circo e os animais;
  • Trabalhar a primeira letra do nome das crianças com pintura usando tinta guache vermelha e colagem de papel picado;
  • Atividade de coordenação motora andar em cima de corda, fazendo uma viagem em curva aberta;
  • Propor atividades que envolvam esquema corporal;
  • Escreveras palavras: CIRCO, PALHAÇO no quadro, trabalhando leitura das letras e das palavras;
  • Recorte e colagem dos personagens;
  • Trabalhar à artes usando sucatas;
  • Confecção de máscara e roupas;
  • Brincadeiras dirigidas;
  • Atividades xerocopiadas trabalhando as cores;
  • Contar histórias exploração de gravuras;
  • Pular cordas;
  • Promover diálogo sobre o circo;
  • Assistir filme de trabalho realizado pelo circo, enfocando;
  • Explorar os temas; dentro, fora, esquerda, direita, perto, longe, em cima;
  • Desfile do palhaço do circo;
  • Pintura com lápis de cor;
  • Ensaio para apresentação;
  • Assistir filme o Circo chegou;
  • Conversa educativa sobre comportamento;
  • Pintura a dedo;
  • Exploração de objeto do circo;

    CULMINÂNCIA

    Foi realizado um momento festivo no salão das creche, promovemos brincadeiras diversificadas, animada pelo palhaço picolé, distribuímos pirulitos, pipocas e entregas uma lembrancinha para cada crianças.

    AVALIAÇÃO

    Ser contínua, através da participação interesse na ministração dos conteúdos, observação do comportamento e participação tanto individual quanto coletivo.

    MATERIAL DE APOIO
  • Tinta guache;
  • Cartolina;
  • TNT;
  • Milho de pipoca;
  • Balões;
  • Massa de modelar;
  • Papel cartão;
  • Máquina fotográfica;
  • Filme;
  • Televisão;
  • Vídeo;
  • Fita cassete;
  • Saco de chão limpo;
  • Livros;
  • Papel crepom;
  • Fantasia;
  • CD;
  • Giz de cera;
  • Fita crepe;
  • Cola;
  • Revistas e jornais;
  • Gravuras;
  • Camurças;
  • EVA;

    RECURSOS HUMANOS

    Todos os alunos, professores, servidores gerais, e administrativos, os pais e comunidade local, profissionais do circo e motorista;

    BIBLIOGRAFIA

    RADESPIEL, Maria, Alfabetização Sem Segredo.Eventos Escolares. 1º Semestre – Contagem – MG, Editora IEMAR, 2001.
    RAMOS, Vânia Moraes – 1956 Crescendo Sabendo Ser, Maternal – Belo Horizonte – MG Editora FAPI, 2002. vol. 0

Não saia de vossa boca, nenhuma palavra torpe; e sim unicamente a que for para a edificação conforme a necessidade e, assim transmita graças aos que ouve.