sábado, 19 de junho de 2010

PROJETO FESTA JUNINA










“Atingir os ideais é missão para as pessoas que, bem mais do que apenas sonhar, luta incansavelmente e acreditam na proeza dos resultados”.
“Autor Desconhecido”


“Projeto: Arraia da Alegria!!!”
Período: 16 à 30/06/2008
Duração: três semanas
Clientela: 06 meses à 04 anos e 11 meses

JUSTIFICATIVA

As festas juninas fazem parte de nosso folclore, festejamos com fogueiras, danças típicas, guloseima. Elas são os pontos referenciais, do folclore nacional, a qual resgata músicas típicas brasileira, proporcionando alegria descontração em suas comemorações, promovendo a socialização e a interação da comunidade escolar, resgatando a nossa cultura criando na criança o desejo de participação e envolvimento nas atividades escolar.
Este projeto tem o intuito de promover às crianças as características das festas juninas resgatando o passado e trazendo para nossos cotidianos.

OBJETIVOS:
GERAL

Conscientizar as crianças a compreender que as festas juninas é um conjunto de tradições folclóricas e religiosas muito divertidas, resgatando a origem das raças e conhecendo seus hábitos e costumes.

ESPECÍFICOS

Resgatar nossa cultura;
Valorizar o folclore brasileiro;
Conscientizar e criar na criança o respeito pelas festas juninas;
Evidenciar as diversidades religiosas;
Comparar os costumes juninos no nosso Município;
Reproduzir o lúdico em sua mente;
Despertar o interesse pela poesia;
Incentivar a culinária pelas festas juninas;
Desenvolver o raciocínio lógico;
Identificar objetos e comidas típicas da festa juninas;
Desenvolver a musica e a dança ritmicamente;
Despertar o sentimento de cooperação nos trabalhos realizados referente ao tema;
Conhecer as letras do alfabeto nas palavras relacionadas às festas juninas;
Desenvolver à coordenação motora, a percepção visual e auditiva, expressão corporal;
Conscientizar que as festas juninas, resgatam a cultura do campo;
Aperfeiçoar a coordenação motora, fina e grossa a percepção auditiva e visual da criança;

CONTEÚDO

Conversas informais sobre o tema;
Numerais dois;
Cores primárias;
Hora da história;
Ornamentação da sala;
Coordenação motora;
Atividade de português e matemático;
Expressão oral;
Letras do alfabeto;
Pinturas;
Brincadeiras dirigidas;
Artes em EVA;
Músicas Juninas;
Parlendas e Adivinhações;
Recorte e colagem;
Trabalhos manuais com massinha;
Manuseio de materiais impressos;
Gravuras;

METODOLOGIA

Ensaiar todos os dias a quadrilha;
Receber as crianças carinhosamente em sala com música, brincadeiras e novidades etc.;
Apresentar aos alunos o numeral dois relacionando numeral a quantidade , em seguida eles farão uma viagem em cima do numeral dois.;
Falarei sobre o projeto da festa junina, explorando este conteúdo e suas características;
Trabalhar o vestuário, alimentos e a cultura etc.;
Trabalhar atividades relacionadas ao projeto;
Cantar musicas alusivas ao tema em pauta;
Escrever no quadro palavras relacionadas ao tema e fazer a leitura com o nome das crianças;
Trabalhar as cores primárias;
Promover brincadeiras livres e dirigidas;
Trabalhar a coordenação através dos blocos lógicos;

CULMINÂNCIA

Ao término deste projeto será realizada uma festa com barracas e comidas típicas, apresentações alusivas ao tema à dança de uma bela quadrilha com a participação dos pais e da comunidade escolar.

AVALIAÇÃO

Será realizada através da participação das crianças no desenvolvimento das atividades, podendo ser coletiva ou individual de acordo ao critério de cada professor.

RECURSOS DIDÁTICOS

CD;
Vídeo;
Cola;
Massa de modelar;
Tinta guache;
Lápis de cor;
Filmes;
Papeis variados;
Grão de milho;
Palitos de fósforo;
Giz de cera;
Retalho de pano;
Caixa de som;
Microfone;
Palha de coqueiro;
Madeira;
Aparelho de som;
Televisão;
Cordão;
Cartolina;
Papel crepom;
TNT;
Tesoura;
Pirulito;
Revistas e jornais;
Bandeirola;
Livros didáticos;
Fita crepe;
Pinceis;
Lápis de cor;
Materiais xerocopiados;

RECURSOS HUMANOS

Para a realização deste projeto contamos com a participação de toda equipe da Creche, dos pais, comunidade do bairro, da Prefeitura e da Secretaria de Educação.

BIBLIOGRAFIA

PINTO, Gerusa Rodrigues e LIMA, Regina Célia. V. O dia a dia do Professor, Vol. 06, Editora FAPI.

MENDONÇA, Valdirene Dias, VAZ, Carmem Lúcia Ferreira, In Dente de Leite, Uberlândia – MG, Editora Gráfica Claranto LTDA, 5ª edição. Março 2005.

“As histórias sempre fascinaram o ser humano. Nas palavras ditas e escritas de um bom narrador os episódios adquirem vida. Somos então transformados para o mundo real.”