sábado, 12 de junho de 2010

PÁSCOA É VIDA NOVA!



Projeto: “Páscoa é vida nova!”.
Período: Março 2008 8
Duração: 03 á 07/03/0

Justificativa

Enfatizar nos alunos o verdadeiro sentido da páscoa, orientando-os a aplicar no seu dia-a-dia com a família, escolar e em toda a sua vida, resgatando os valores ma construção de um mundo melhor e mais humano.
Objetivos Instrucionais

· Compreender o verdadeiro sentido da páscoa;
· Conhecer os símbolos da Páscoa e seus significados;
· Diferenciar os sentidos da Páscoa;
· Desenvolver a imaginação criatividade;
· Despertar o gosto pela música;
· Desenvolver as coordenações motoras do número “1”;
· Introduzir o nome dos alunos;
· Desenvolver atividades e brincadeiras de expressão corporal;
· Desenvolver o raciocínio a atenção, a percepção auditiva e motora;
· Estimular a comemoração da Páscoa;
· Compreender o verdadeiro significado da páscoa mostrando que a páscoa e momento, motivo de reflexão e renovação pessoal independente de crença religiosa;

Conteúdo

· Páscoa
· Coordenação motora grosso-fina;
· Labirinto
· Atividades de matemática
· Músicas
· Numeral “1”
· Nome dos alunos
· Noções de posições
· Brincadeiras variadas
· Linguagem oral
· Artes
· Histórias contadas
· Valores

Metodologia

· Conversa informal sobre os símbolos da páscoa, escrevendo a palavra no quadro PASCOA, fazendo leitura das letras e contando cada uma.
· Através de fantoches do coelho será explicado o que é páscoa, quais as atitudes que devemos ter no dia-a-dia.
· Cantar música da páscoa, trabalhando os movimentos.
· Explicar os símbolos através de cartazes.
· Trabalhar o nome dos alunos a letra inicial.
· Realizar atividades de coordenação motora do numeral “1”;
· Brincadeiras envolvendo o esquema corporal, e imitando como os animais se locomovem;
· Confecções de mascaras;
· Assistir filme “sobre o tema”;
· Atividades xerocopiada indicando as posições em baixo e em cima;


Culminância

No termino do projeto realizamos uma festinha bem com a participação dos pais, ouve um momento de reflexão da palavra de Deus logo após apresentações feita pelos alunos, música com a Eugenia, para encerar foi servido um belo bolo com suco, entrega de lembrancinhas para cada participante.

Avaliação

Diante das atividades propostas neste projeto, será avaliado individual ou coletivo, conforme critério de cada professor, onde serão observados a participação e assimilação no decorrer das atividades propostas.

Recursos Humanos


No decorrer deste projeto contaremos com a participação de toda equipe da creche, pais, pastor Timoteo.

Recursos Didáticos

· TNT
· Aparelho de som
· DVD
· Televisão
· Cola
· Tesoura
· Giz de cera
· Brinquedos variados
· Livros
· Algodão
· Tinta Guache
· Chamex
· EVA
· Papel pardo
· Lembrancinha
· Papel Cartão
· Camurça
· Laminado
· Fita crepe



Referencias Bibliográficas


MENDONÇA, Valdirene Dias. VAZ, Carmem Lúcia Ferreira. In Dente de leite – Uberlândia-MG. Editora Gráfica, Claranto LTDA. 6ª ed. Fevereiro, 2006.

PINTO, Gerusa Rodrigues; LIMA, Célia Vilhaça. In O dia-a-dia do professor. Editora FAPI Indústria Gráfica LTDA. Vol. 05.

RADISPEL, Maria. Alfabetização sem segredo. Coleção Pirulito, Maternal, 1ª edição, 2002.



“Cada um que passa em nossa vida, leva um pouco de nós mesmos, e deixa um pouco de si mesmo. Há os que levam muito, e há os que deixam muito, mas não há os que, não deixam nada...”. (Saint Exupéry