sábado, 23 de junho de 2012

Projeto: “Professor Mestre Amado”





Período: ---------/------------/--------
Duração: Uma semana
Clientela: 06 meses à 04 anos e 11 meses

Justificativa


         No dia 15 de outubro em todo território nacional comemora – se o dia do professor, sendo uma data muito especial, onde toda escola se mobiliza e demonstra para os alunos e sociedade a importância e o valor do professor para conduzir a sociedade mais desenvolvida e conscientizada.
           Este projeto terá com objetivo resgatar o valor deste profissional no contexto social, divulgando seu trabalho e valorizando com pessoa fundamental no processo educativo, uma vez que o bom mestre e um aluno constante, procurando ampliar seus conhecimentos para sua prática pedagógica.

Objetivo Geral
         Conscientizar as crianças de que deve tratar seus professores com amor e carinho deve ser respeitado, pois são responsáveis pelo nosso processo educacional.

Objetivos Instrucionais
  • Resgatar a importância do trabalho do professor para sociedade;
  • Reforçar entre aluno e professor;
  • Criar um ambiente de confiança e respeito;
  • Identificar o nome dos professores que trabalham na creche;
  • Trabalhar o alfabeto;
  • Identificar os numerais 1, 2, 3 e 4 relacionando à quantidade;
  • Criar um vínculo afetivo entre aluno e professor;
  • Ficção das cores primárias;
  • Desenvolver a leitura através de livros de historinhas infantis;
  • Desenvolver o habito de convivência criando regras e entusiasmando a auto-estima;
  • Desenvolver a expressão corporal e oral, a coordenação motora e a percepção auditiva e visual através de filmes;
  • Demonstrar a importância do professor no seu trabalho;
  • Estimular a comemoração do sai do professor;
  • Promover diálogo;
  • Estimular o interesse a participação e as brincadeiras;
  • Desenvolver o raciocínio lógico; a expressão oral e a corporal, a coordenação motora fina e grossa, a participação auditiva e visual das crianças
 Conteúdo
  • Datas comemorativas;
  • Numeral1, 2, 3 e4;
  • Figuras geométricas;
  • Alfabeto;
  • Coordenação motora;
  • Valores;
  • Cores primárias;
  • Músicas;
  • Brincadeiras;
  • Pintura com tinta guache;
  • Recorte e colagem;
  • Modelagem;
  • Dobraduras;
  • Coordenação motora;
  • Labirintos
  
 Metodologia
  • Conversa informal sobre o tema, demonstrando o papel do professor na sociedade;
  • Enfatizar os professores que trabalham na creche, ensinando o nome de cada um, trabalhando o alfabeto e relacionando o alfabeto com o nome;
  • Cada aluno desenhará os professores que trabalham na creche;
  • Fixar as figuras geométricas, as cores com blocos lógicos e com cartazes das figuras geométricas;
  • Trabalhar com objetos estimulando a contagem dos mesmos e a seqüência numérica;
  • Será feita uma banca de livros, com confecção de 1, 2, 3, 4, onde será       trabalhado como comprar, fixando os numerais;
  • Promover brincadeiras diversificadas com musicas;
  • Exploração de gravuras;
  • Confecções de cartazes;
  • Apresentação com fantoches;
  • Promovemos um evento festivo, onde fomos para AABB, e passamos dia realizamos varias brincadeiras e dinâmicas servimos lanches e uma deliciosa galinhada.
  • Entregamos uma lembrancinha para cada professor;
  
Culminância
             Promovemos um dia de lazer no Clube da AABB, onde realizamos varias brincadeiras e dinâmicas servimos lanches e uma deliciosa galinhada, divertiram nas piscinas, e contamos com todos os funcionários da creche.

  
Avaliação
         Foi feita através da participação individual e coletiva, observando o envolvimento das crianças  nas atividades propostas podendo ser coletiva ou individual, conforme critério do professor.

  
Recursos Didáticos
  •  Ônibus;
  • Cartolina;
  • TNT;
  • EVA;
  • Cola;
  • Caderno pequeno 50 fls;
  • Pirulito;
  • Bombom;
  • Fita de cetim
  • Cola alto relevo;
  • Cola gliter;
  • Lápis de cor;
  • Tesoura;
  • Revistas e livros;
  • Chamex;
  • Aparelho de som;
  • CD;
  • Vídeo;
  • Cartolinas;
  • Brinquedos;
  • Pinceis;
  • Chamex;
  • Fitas de vídeo;

Recursos humanos
         Para a realização deste projeto contamos com a participação de toda equipe da creche, da Secretaria de Educação, da comunidade em geral dos pais, do motorista do ônibus e do Presidente do Clube AABB.

Bibliografia


MENDONÇA, Valdirene Dias, VAZ, Carmem Lúcia Ferreira, In dente de Leite, Uberlândia – MG. Editora Gráfica Claranto – LTDA, 5ª edição – Março, 2005.

GUNDIN, Maria da Salete Alves, Lápis na Mão, Educação Infantil, São Paulo – FTD, 2001, coleção Lápis na Mão.

O melhor educador não é o que controla, mais o que liberta. Não é o que aponta erros, mas o que previne. Não é o que corrige comportamento, mas o que ensina a refletir. Não e o que enxerga apenas o tangível aos olhos, mas o que vê o invisível. Não e o que desiste facilmente, mas o que estimula sempre a começar de novo.”
                                       “Augusto Cury