Justificativa
A criança precisa se adaptar
à creche, onde permanecerá durante todo o dia, uma vez, que é preciso
relacionar-se bem com o ambiente e com as pessoas que trabalham facilitando assim
sua convivência e socializando.
Objetivo Geral
Propiciar as crianças o
conhecimento do meio escolar, suas repartições, funcionamento, profissionais
que trabalham na mesma, desenvolvendo atividades que estimulem e dêem condições
para que os alunos desenvolvam suas atividades.
Objetivos Específicos
-Socializar
com o corpo docente e discente;
-Conhecer
as repartições da escola e suas funções;
-Valorizar
a creche;
-Conscientizar
as crianças sobre a importância de estudar nos dias atuais;
-Desenvolver
o raciocínio lógico, a expressão oral e corporal, coordenação motora, percepção
auditiva e visual;
-Desenvolver
a criatividade e imaginação através da comemoração do carnaval;
-Trabalhar
a importância das palavras mágicas: por favor, obrigado, desculpe e com
licença.
Conteúdo
·
Minha escola;
·
Semelhança, igual
e diferente;
·
Esquema corporal;
·
Percepção
(auditiva e visual);
·
Coordenação
motora e tátil;
·
Palavrinhas
mágicas: por favor; com licença; obrigado, desculpe.
·
Modelagem;
·
Brincadeiras dirigidas.
Metodologia
v -Acolhida com abraços e boas vindas;
v -Oração.
v -Música.
v -Troca de roupas e hora da novidade.
v -Visitaremos as dependências da creche, apresentando
as dependências da creche apresentando os profissionais e suas funções, os
colegas das outras salas.
v -Falaremos a importância de estudar nos dias atuais.
v -Faremos um passeio ao redor da creche, identificando
a localização e os órgãos públicos, residenciais próximos, a cor e
principalmente o nome da mesma.
v - Através de objetos, existentes em nossa sala,
exemplo: números, alfabeto, cores, alunos, professora, trabalharemos
semelhança, igual e diferente.
v -Com músicas, danças e brincadeiras trabalharemos
esquema corporal, percepção e coordenação motora.
v -Conversa informal sobre as palavras mágicas.
v -Contaremos histórias.
v -Assistiremos vídeo.
v -Modelagem com massinha.
Recursos Humanos
v
-Envolveremos
toda equipe da creche, visinhos, pais, as crianças, bem como as dependências da
mesma.
Recursos Didáticos
·
Aparelho de som
·
Corda
·
Cartolina
·
Bola
·
Massinha
·
Papel crepom
·
Tinta guache
·
TV e DVD
·
Figuras
·
Brinquedos
·
Livros e revistas
·
Lápis de cor
Culminância
O termino do projeto no
salão da creche com todos os alunos e funcionários com marchinha de carnaval,
brincadeiras, muita animação, onde os mesmos estarão fantasiados de acordo com
o bloco.
Avaliação
Será avaliado o desempenho
das crianças, quanto a participação nas atividades propostas; diante do projeto
apresentado, se os objetivos foram alcançado, se os alunos assimilaram o
conteúdo e a proposta do mesmo.
Referencias Bibliográficas
PINTO,
Gerusa Rodrigues. O dia-a-dia do
professor. Editora FAPI-Indústria Gráfica LTDA.VOL. 05.
RAMOS,
Maria Morais. Crescer sabendo ser.
Editora FAPI, LTDA. Abril 2002, 1ª Ed.vol. 1.
RADISPEL,
Maria. Alfabetização sem segredo.
Coleção Pirulito maternal, 1ª Edição, 2002.
Nenhum comentário:
Postar um comentário