Duração: Uma semana
Clientela: 06 meses à 04 anos e 11 meses
Justificativa
No dia 15
de outubro em todo território nacional comemora – se o dia do professor, sendo
uma data muito especial, onde toda escola se mobiliza e demonstra para os
alunos e sociedade a importância e o valor do professor para conduzir a sociedade mais desenvolvida e
conscientizada.
Este projeto terá com objetivo resgatar
o valor deste profissional no contexto social, divulgando seu trabalho e
valorizando com pessoa fundamental no processo educativo, uma vez que o bom
mestre e um aluno constante, procurando ampliar seus conhecimentos para sua
prática pedagógica.
Objetivo Geral
Conscientizar
as crianças de que deve tratar seus professores com amor e carinho deve ser
respeitado, pois são responsáveis pelo nosso processo educacional.
Objetivos
Instrucionais
- Resgatar a importância do trabalho do professor para sociedade;
- Reforçar entre aluno e professor;
- Criar um ambiente de confiança e respeito;
- Identificar o nome dos professores que trabalham na creche;
- Trabalhar o alfabeto;
- Identificar os numerais 1, 2, 3 e 4 relacionando à quantidade;
- Criar um vínculo afetivo entre aluno e professor;
- Ficção das cores primárias;
- Desenvolver a leitura através de livros de historinhas infantis;
- Desenvolver o habito de convivência criando regras e entusiasmando a auto-estima;
- Desenvolver a expressão corporal e oral, a coordenação motora e a percepção auditiva e visual através de filmes;
- Demonstrar a importância do professor no seu trabalho;
- Estimular a comemoração do sai do professor;
- Promover diálogo;
- Estimular o interesse a participação e as brincadeiras;
- Desenvolver o raciocínio lógico; a expressão oral e a corporal, a coordenação motora fina e grossa, a participação auditiva e visual das crianças
Conteúdo
- Datas comemorativas;
- Numeral1, 2, 3 e4;
- Figuras geométricas;
- Alfabeto;
- Coordenação motora;
- Valores;
- Cores primárias;
- Músicas;
- Brincadeiras;
- Pintura com tinta guache;
- Recorte e colagem;
- Modelagem;
- Dobraduras;
- Coordenação motora;
- Labirintos
Metodologia
- Conversa informal sobre o tema, demonstrando o papel do professor na sociedade;
- Enfatizar os professores que trabalham na creche, ensinando o nome de cada um, trabalhando o alfabeto e relacionando o alfabeto com o nome;
- Cada aluno desenhará os professores que trabalham na creche;
- Fixar as figuras geométricas, as cores com blocos lógicos e com cartazes das figuras geométricas;
- Trabalhar com objetos estimulando a contagem dos mesmos e a seqüência numérica;
- Será feita uma banca de livros, com confecção de 1, 2, 3, 4, onde será trabalhado como comprar, fixando os numerais;
- Promover brincadeiras diversificadas com musicas;
- Exploração de gravuras;
- Confecções de cartazes;
- Apresentação com fantoches;
- Promovemos um evento festivo, onde fomos para AABB, e passamos dia realizamos varias brincadeiras e dinâmicas servimos lanches e uma deliciosa galinhada.
- Entregamos uma lembrancinha para cada professor;
Culminância
Promovemos um dia de lazer no Clube da AABB,
onde realizamos varias brincadeiras e dinâmicas servimos lanches e uma
deliciosa galinhada, divertiram nas piscinas, e contamos com todos os
funcionários da creche.
Avaliação
Foi feita através da participação
individual e coletiva, observando o envolvimento das crianças nas atividades propostas podendo ser coletiva
ou individual, conforme critério do professor.
Recursos Didáticos
- Ônibus;
- Cartolina;
- TNT;
- EVA;
- Cola;
- Caderno pequeno 50 fls;
- Pirulito;
- Bombom;
- Fita de cetim
- Cola alto relevo;
- Cola gliter;
- Lápis de cor;
- Tesoura;
- Revistas e livros;
- Chamex;
- Aparelho de som;
- CD;
- Vídeo;
- Cartolinas;
- Brinquedos;
- Pinceis;
- Chamex;
- Fitas de vídeo;
Recursos humanos
Para a
realização deste projeto contamos com a participação de toda equipe da creche,
da Secretaria de Educação, da comunidade em geral dos pais, do motorista do
ônibus e do Presidente do Clube AABB.
Bibliografia
MENDONÇA, Valdirene
Dias, VAZ, Carmem Lúcia Ferreira, In dente de Leite, Uberlândia – MG.
Editora Gráfica Claranto – LTDA, 5ª edição – Março, 2005.
GUNDIN, Maria da
Salete Alves, Lápis na Mão, Educação Infantil, São Paulo – FTD, 2001,
coleção Lápis na Mão.
“O melhor educador não é o que controla,
mais o que liberta. Não é o que aponta erros, mas o que previne. Não é o que
corrige comportamento, mas o que ensina a refletir. Não e o que enxerga apenas
o tangível aos olhos, mas o que vê o invisível. Não e o que desiste facilmente,
mas o que estimula sempre a começar de novo.”
“Augusto
Cury”
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