quinta-feira, 25 de agosto de 2016


Disciplinas: Linguagem Oral e Escrita, Conhecimento Lógico Matemático, Movimento - Música e Arte, Valores, Religiosidade, Natureza e Sociedade.

Série: Berçário

Turnos: Matutino e Vespertino

Duração: Janeiro a Dezembro



JUSTIFICATIVA


Ao relatar esta ação nos direitos à Educação Infantil os quais nos fornece suportes para o desenvolvimento da criança por meios de concretizar o necessário como em todos os aspectos: cognitivos, afetivos, perspectivos, motor e social, em busca de uma ação educativa e transformadora deste projeto.

É através dele que o Bebê terá as primeiras informações que aos poucos vão sendo substituídos por  mensagem visuais e auditivos .

Adequando o ensino curricular procurando reflexões junto á comunidade escolar, partindo da realidade do aluno para o desenvolvimento integral, preparando-o para cumprir com o seu papel de cidadão na sociedade em que está inserido.

Buscar cada vez mais a parceria entre a escola e a família, abrir canais de comunicação, respeitar a acolher os saberes dos pais e ajudar-se mutuamente.

Nesta faixa etária de 0 a 01 ano, acontece o período pré-operacional onde a criança age intensamente sobre os objetivos, buscando construir conceitos, principalmente através de experiências com o meio físico, social e conseqüentemente construindo o conhecimento do mundo em que vive.

A criança nesta faixa etária explora o mundo ao seu redor, principalmente através do corpo com o qual possa a vivenciar situações cada vez mais complexas. Da exploração do espaço como está em amplo  desenvolvimento, à criança utiliza todas as possibilidades que lhe são oferecidos. Ela não para e são espontâneas, nesta idade inicia as noções de espaço e tempo extremamente importante para a aquisição de novos conhecimentos. As atividades devem ser brincadeiras cativantes, planejadas cuidadosamente para que aconteça a conquista na construção do seu conhecimento. Geralmente a criança gosta muito de brinquedos manuais aonde vão construindo significados e representação do mundo em que vive. É nesta fase que a criança amplia o controle do seu corpo e fazendo uma compreensão usando gestos e linguagem.



OBJEITVO GERAL


Proporcionar um ambiente agradável aos bebês visando seu desenvolvimento emocional, físico, social e psíquico, observando e respeitando a faixa etária e o grau de maturidade em que se encontram.

É através das brincadeiras que a criança se percebe no mundo que a cerca, interagindo com o adulto ela observa e aprende as propriedades físicas dos objetos que fazem parte do seu cotidiano tanto na escola como na família
APRESENTAÇÃO


Este planejamento é composto pelas disciplinas de Linguagem Oral e Escrita, Conhecimento Lógico Matemático, Movimento Arte - Musica, Valores, religiosidade, Natureza e Sociedade, destinado ao CEMEI – Centro Municipal de Educação Infantil com o intuito de atender as crianças, na sala do berçário nos períodos matutino e vespertino.

O referido poderá nortear os professores, dando aos mesmos, respaldo na ministração de suas atividades lúdicas dentro e fora da sala de aula, ressaltamos que este planejamento poderá ser flexível sofrendo adequações sempre que necessário.


LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

            Conteúdo

·         Histórias dirigidas e espontâneas;

·         Estimulação do Desenvolvimento da Fala;

·         Músicas ouvidas e cantadas;

·         Percepção auditiva e visual;

·         Sons onomatopéicos;

·         Brincadeiras diversas;

·         Silabação;


Objetivos

·         Incentivar e permitir a fala das crianças em todas as atividades, falando corretamente com a criança.

·         Ampliar o vocabulário da criança conversando com ela diretamente.



CONHECIMENTO LÓGICO MATEMÁTICO


Conteúdo


·         Noções de formas; círculo e quadrado;

·         Noções de quantidade, cor e espaço;

·         Exploração de objetos e brinquedos;

·         Música;

·         Noções temporais;

·         Lateralidade.


Objetivo

·         Estimular a percepção visual, tátil e auditiva através de manuseio de brinquedos e música.



MOVIMENTO – ARTE / MÚSICA


            Conteúdo


·         Exploração, expressão de sons e silêncio com a voz e materiais diversos;

·         Participação em situações que integram música, movimento e canção;

·         Exploração e manipulação de materiais;

·         Observação e identificação de imagens diversas;

·         Reconhecimento do próprio corpo;

·         Expressão de sensações e ritmos;

·         Exploração e utilização de movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc.


Objetivos

·         Perceber, emitir e produzir sons, utilizando diversos materiais;

·         Perceber através dos sentidos as diferenças entre objetos;

·         Observar e identificar imagens;

·         Deslocar-se no espaço de diferentes maneiras e com diferentes graus de autonomia;

·         Coordenar os movimentos do corpo;

·         Desenvolver memória musical.



VALORES E RELIGIOSIDADE


Conteúdo


·         Oração espontânea;

·         Histórias Bíblicas;

·         Virtudes: amor, carinho, solidariedade, união etc.

·         Músicas e filme com temática religiosa;

·         Brincadeiras;

·         Expressão facial.


Objetivos

·         Repetir a oração com gestos;

·         Estimular a formação dos conceitos afetivos;

·         Promover atividades solidárias.



NATUREZA E SOCIEDADE


Conteúdo


·         Adaptação ao ambiente escolar;

·         Os sentidos;

·         Seres vivos;

·         História Afro-Brasileira;

·         Datas comemorativas;

·         Estações do ano;

·         Higiene e Saúde.


Objetivos

·         Proporcionar adaptação da criança no ambiente novo;

·         Desenvolver o conceito de alimentação e saúde;

·         Promover o desenvolvimento do controle psicomotor;

·         Integrar a cultura Afro-Brasileira;

·         Conhecer gravuras diversas.



METODOLOGIA


A educação pelo lúdico leva a uma aprendizagem espontânea aumentando a autoconfiança. Serão utilizados estímulos que despertam a curiosidade onde haja liberdade de expressão na emoção da criança.

Através da conversação direta com os bebês do vínculo afetivo estabelecido na relação aluno/professor, diálogo de afirmação e negação, brincadeiras espontâneas e dirigidas.

Incentivando o uso do raciocínio através de brincadeiras recreativas (faz-de-conta), músicas, canções, filmes, histórias, etc., dentro ou fora da sala de aula.



RECURSOS MATERIAIS


·         Espelho;

·         Retalhos;

·         Gravuras;

·         Fotos;

·         Tinta guache;

·         E.V.A. / T.N.T.;

·         Andador;

·         Tesoura;

·         DVD;

·         CD;

·         Papéis brancos e coloridos;

·         Revistas e Livros;

·         Fichário;

·         Escova de dente;

·         Caixa;

·         Esponja;

·         Colas Diversas;

·         Dado;

·         Pincel;

·         Chocalho;

·         Brinquedos pedagógicos;

·         Microfone;

·         Aparelho de som;

·         Cartolina e Papel pardo;

·         Carimbos de animais;

·         Livros de histórias infantis;

·         Fantoches;

·         Algodão;

·         Giz de cera, etc.

RECURSOS HUMANOS


·         Comunidade escolar e São Miguelense;

·         Pais e familiares;

·         Corpo docente, discente e administrativo;

·         Diretora e Secretária;

·         Voluntários em geral.



AVALIAÇÃO


·         Ficha de acompanhamento individual do aluno;

·         Observação individual e coletiva.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


·         STAFAANI, Rosaly – Referencial e PCNA a leitura de uma contadora de história.

·         NAVARRO, Adriane de Almeida, Estimulação Precoce – Inteligência Emocional e Cognitiva, Barueri-SP, 1998.

·         HOFFMANN, Jussara. Ação educativa na creche. Coleção caderno I – Porto Alegre. 1991.

·         MAMEDE, M; Thiessem, M. L. Manual de Educação Essencial. Curitiba: Pastoral da Criança, 1988. 85p. Il.


“Educação é tudo, pois, é nela e através dela que o homem perpetua sua condição de humano”.
(Marlene Brandão)