Disciplinas:
Linguagem
Oral e Escrita, Conhecimento Lógico Matemático, Movimento - Música e Arte,
Valores, Religiosidade, Natureza e Sociedade.
Série:
Berçário
Turnos:
Matutino e Vespertino
Duração:
Janeiro a Dezembro
JUSTIFICATIVA
Ao relatar esta ação nos direitos à
Educação Infantil os quais nos fornece suportes para o desenvolvimento da
criança por meios de concretizar o necessário como em todos os aspectos:
cognitivos, afetivos, perspectivos, motor e social, em busca de uma ação
educativa e transformadora deste projeto.
É através dele que o Bebê terá as
primeiras informações que aos poucos vão sendo substituídos por mensagem visuais e auditivos .
Adequando o ensino curricular
procurando reflexões junto á comunidade escolar, partindo da realidade do aluno
para o desenvolvimento integral, preparando-o para cumprir com o seu papel de
cidadão na sociedade em que está inserido.
Buscar cada vez mais a parceria entre
a escola e a família, abrir canais de comunicação, respeitar a acolher os
saberes dos pais e ajudar-se mutuamente.
Nesta faixa etária de 0 a 01 ano, acontece o período
pré-operacional onde a criança age intensamente sobre os objetivos, buscando
construir conceitos, principalmente através de experiências com o meio físico,
social e conseqüentemente construindo o conhecimento do mundo em que vive.
A criança nesta faixa etária explora
o mundo ao seu redor, principalmente através do corpo com o qual possa a
vivenciar situações cada vez mais complexas. Da exploração do espaço como está
em amplo desenvolvimento, à criança
utiliza todas as possibilidades que lhe são oferecidos. Ela não para e são
espontâneas, nesta idade inicia as noções de espaço e tempo extremamente
importante para a aquisição de novos conhecimentos. As atividades devem ser
brincadeiras cativantes, planejadas cuidadosamente para que aconteça a
conquista na construção do seu conhecimento. Geralmente a criança gosta muito
de brinquedos manuais aonde vão construindo significados e representação do
mundo em que vive. É nesta fase que a criança amplia o controle do seu corpo e
fazendo uma compreensão usando gestos e linguagem.
OBJEITVO
GERAL
Proporcionar
um ambiente agradável aos bebês visando seu desenvolvimento emocional, físico,
social e psíquico, observando e respeitando a faixa etária e o grau de
maturidade em que se encontram.
É
através das brincadeiras que a criança se percebe no mundo que a cerca,
interagindo com o adulto ela observa e aprende as propriedades físicas dos
objetos que fazem parte do seu cotidiano tanto na escola como na família
APRESENTAÇÃO
Este
planejamento é composto pelas disciplinas de Linguagem Oral e Escrita,
Conhecimento Lógico Matemático, Movimento Arte - Musica, Valores,
religiosidade, Natureza e Sociedade, destinado ao CEMEI – Centro Municipal de
Educação Infantil com o intuito de atender as crianças, na sala do berçário nos
períodos matutino e vespertino.
O
referido poderá nortear os professores, dando aos mesmos, respaldo na
ministração de suas atividades lúdicas dentro e fora da sala de aula,
ressaltamos que este planejamento poderá ser flexível sofrendo adequações
sempre que necessário.
LINGUAGEM
ORAL E ESCRITA
Conteúdo
·
Histórias dirigidas e espontâneas;
·
Estimulação do Desenvolvimento da
Fala;
·
Músicas ouvidas e cantadas;
·
Percepção auditiva e visual;
·
Sons onomatopéicos;
·
Brincadeiras diversas;
·
Silabação;
Objetivos
·
Incentivar e permitir a fala das
crianças em todas as atividades, falando corretamente com a criança.
·
Ampliar o vocabulário da criança
conversando com ela diretamente.
CONHECIMENTO LÓGICO MATEMÁTICO
Conteúdo
·
Noções de formas; círculo e quadrado;
·
Noções de quantidade, cor e espaço;
·
Exploração de objetos e brinquedos;
·
Música;
·
Noções temporais;
·
Lateralidade.
Objetivo
·
Estimular a percepção visual, tátil e
auditiva através de manuseio de brinquedos e música.
MOVIMENTO – ARTE / MÚSICA
Conteúdo
·
Exploração, expressão de sons e
silêncio com a voz e materiais diversos;
·
Participação em situações que integram
música, movimento e canção;
·
Exploração e manipulação de materiais;
·
Observação e identificação de imagens
diversas;
·
Reconhecimento do próprio corpo;
·
Expressão de sensações e ritmos;
·
Exploração e utilização de movimentos
de preensão, encaixe, lançamento etc.
Objetivos
·
Perceber, emitir e produzir sons,
utilizando diversos materiais;
·
Perceber através dos sentidos as
diferenças entre objetos;
·
Observar e identificar imagens;
·
Deslocar-se no espaço de diferentes
maneiras e com diferentes graus de autonomia;
·
Coordenar os movimentos do corpo;
·
Desenvolver memória musical.
VALORES E RELIGIOSIDADE
Conteúdo
·
Oração espontânea;
·
Histórias Bíblicas;
·
Virtudes: amor, carinho,
solidariedade, união etc.
·
Músicas e filme com temática religiosa;
·
Brincadeiras;
·
Expressão facial.
Objetivos
·
Repetir a oração com gestos;
·
Estimular a formação dos conceitos
afetivos;
·
Promover atividades solidárias.
NATUREZA E SOCIEDADE
Conteúdo
·
Adaptação ao ambiente escolar;
·
Os sentidos;
·
Seres vivos;
·
História Afro-Brasileira;
·
Datas comemorativas;
·
Estações do ano;
·
Higiene e Saúde.
Objetivos
·
Proporcionar adaptação da criança no
ambiente novo;
·
Desenvolver o conceito de alimentação
e saúde;
·
Promover o desenvolvimento do controle
psicomotor;
·
Integrar a cultura Afro-Brasileira;
·
Conhecer gravuras diversas.
METODOLOGIA
A
educação pelo lúdico leva a uma aprendizagem espontânea aumentando a
autoconfiança. Serão utilizados estímulos que despertam a curiosidade onde haja
liberdade de expressão na emoção da criança.
Através
da conversação direta com os bebês do vínculo afetivo estabelecido na relação
aluno/professor, diálogo de afirmação e negação, brincadeiras espontâneas e
dirigidas.
Incentivando o
uso do raciocínio através de brincadeiras recreativas (faz-de-conta), músicas, canções,
filmes, histórias, etc., dentro ou fora da sala de aula.
RECURSOS MATERIAIS
·
Espelho;
·
Retalhos;
·
Gravuras;
·
Fotos;
·
Tinta guache;
·
E.V.A. / T.N.T.;
·
Andador;
·
Tesoura;
·
DVD;
·
CD;
·
Papéis brancos e coloridos;
·
Revistas e Livros;
·
Fichário;
·
Escova de dente;
·
Caixa;
·
Esponja;
·
Colas Diversas;
·
Dado;
·
Pincel;
·
Chocalho;
·
Brinquedos pedagógicos;
·
Microfone;
·
Aparelho de som;
·
Cartolina e Papel pardo;
·
Carimbos de animais;
·
Livros de histórias infantis;
·
Fantoches;
·
Algodão;
·
Giz de cera, etc.
RECURSOS HUMANOS
·
Comunidade escolar e São Miguelense;
·
Pais e familiares;
·
Corpo docente, discente e
administrativo;
·
Diretora e Secretária;
·
Voluntários em geral.
AVALIAÇÃO
·
Ficha de acompanhamento individual do
aluno;
·
Observação individual e coletiva.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
·
STAFAANI,
Rosaly – Referencial e PCNA a leitura de uma contadora de história.
·
NAVARRO,
Adriane de Almeida, Estimulação Precoce – Inteligência Emocional e Cognitiva,
Barueri-SP, 1998.
·
HOFFMANN,
Jussara. Ação educativa na creche. Coleção caderno I – Porto Alegre. 1991.
·
MAMEDE,
M; Thiessem, M. L. Manual de Educação Essencial. Curitiba: Pastoral da Criança,
1988. 85p. Il.
“Educação é tudo, pois, é
nela e através dela que o homem perpetua sua condição de humano”.
(Marlene Brandão)
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